IMIGRAÇÃO

SINOMAR CALMONA

COLUNA - Sinomar

Data 28/04/2020
Horário 04:29
Professor José Libório Vilioni apresentou live sobre a Imigração Japonesa em Prudente, convidado pela Sociedade dos Livres Pensadores
Professor José Libório Vilioni apresentou live sobre a Imigração Japonesa em Prudente, convidado pela Sociedade dos Livres Pensadores

Foi através de pesquisas no Museu e Arquivo Histórico Prefeito Antonio Sandoval Netto de Presidente Prudente, que o docente José Libório Vilione encontrou edições do jornal O Imparcial do ano de 1945, com relatos sobre o “aborto do movimento subversivo das colônias japonesas”. Após ler mais sobre o tema, Libório ingressou em novas pesquisas sobre a vinda desses imigrantes ao oeste paulista desde o período do Estado Novo até a pós Segunda Guerra Mundial (1913 - 1947). O projeto resultou em sua dissertação de mestrado. Vilione concluiu que os japoneses têm um importante papel na transformação socioeconômica e política em Presidente Prudente e região.

VACILO
Muita gente entrou nas redes sociais para criticar o vacilo da influencer Gabriela Puglisi, que reuniu amigos para fazer uma festinha no final de semana. Mas um leitor avisa que recado vale para todo mundo que faz a mesma coisa. Recomendou irem ao post da Pugliesi e lerem os xingamentos como se fosse para si próprios.

PELO MUNDO
Na Itália, um dos países mais atingidos pelo coronavírus, as pessoas já podem ir a lavanderias e livrarias. Na China, em Wuhan, epicentro da pandemia, os pedestres e os veículos voltaram às ruas. Na Alemanha, os pequenos negócios reabriram as portas. Em Seul, na Coréia da Sul, os cafés e parques voltaram a ficar cheios. Aos poucos, muitos países estão começando a aliviar a quarentena imposta à população para enfrentar o vírus.

RAPIDINHAS
...
Família Von Ah comemora 50 anos da pizzaria mais tradicional da cidade, a Número 1.
...
Federação das Entidades Assistenciais de Presidente Prudente promove o Drive Thru da Solidariedade, nesta sexta-feira, 1º de maio.
...
Alimentos não perecíveis, cestas básicas e produtos de higiene poderão ser doados para campanha da Feapp.
...
Será das 8h às 14h, no bolsão de estacionamento da Avenida 14 de Setembro, no Parque do Povo, próximo ao quiosque da Semob....

A atriz Maitê Proença, de 62 anos, comemorou nas redes sociais que será avó pela primeira vez. Sua filha, Maria Marinho, espera o primeiro filho.
...
Ponto final: Mais fé, menos julgamento. Pax!!! (Padre Sandro Rogério)

Publicidade

Veja também