Machado recebe Gashuku 2019, no fim de semana

Aproximadamente 200 caratecas de 7 Estados brasileiros e até dos Estados Unidos participam dessa imersão de conhecimentos e troca de experiências no caratê

Esportes - Da Redação

Data 04/07/2019
Horário 04:30
Foto: Organização Wadô-Ryu do Brasil - Mestre Koji, grão-mestre Hironori Otsuka III (centro) e Sérgio Takamatsu
Foto: Organização Wadô-Ryu do Brasil - Mestre Koji, grão-mestre Hironori Otsuka III (centro) e Sérgio Takamatsu

Com o direcionamento técnico do grão-mestre Hironori Otsuka III, herdeiro e terceiro sucessor do mestre Hironori Otsuka, a Organização Wadô-Ryu Karatê-Dô Renmei do Brasil realiza o Gashuku Internacional 2019, em Álvares Machado, no Campo Belo Resort. Aberto para todos os praticantes do estilo, o evento ocorre entre sexta-feira e domingo, de 5 a 7 de julho. Aproximadamente 200 caratecas de sete Estados brasileiros e até dos Estados Unidos participam dessa imersão de conhecimentos e troca de experiências.

“O grão-mestre Hironori Otsuka III vem do Japão, exclusivamente, para o evento da Organização Wadô-Ryu Karatê-Dô Renmei”, diz Sérgio Takamatsu, faixa preta, 7º Dan, diretor técnico da FPK (Federação Paulista de Karatê) e ainda diretor-presidente da Organização Wadô-Ryu Karatê-Dô Renmei do Brasil, que está há 63 anos no país e é liderada pelo mestre Koji Takamatsu, Hanshi-Shihan, faixa preta, 9º Dan – vindo do Japão e que introduziu essa arte marcial em solo brasileiro, no mês de fevereiro de 1956.

O Gashuku, que significa “todos sob o mesmo teto”, visa realizar o treino e a reciclagem, além de fazer as refeições em um único local. “Tradicional, o evento tem o objetivo de promover o aperfeiçoamento técnico dos caratecas praticantes do estilo e de integrar os participantes de diversas regiões do Brasil e dos Estados Unidos”, ressalta Paulo José Villalva Martins, de Álvares Machado, faixa preta, 6º Dan, delegado titular da 15ª Delegacia da FPK na região de Presidente Prudente – e ainda diretor da 2ª Delegacia Regional São Paulo do Interior da Organização Wadô-Ryu.

O grão-mestre Hironori Otsuka III, o mestre Koji Takamatsu e seu filho Sérgio Takamatsu vão comandar as atividades teóricas e práticas. “Este Gashuku é voltado para todos os caratecas do estilo Wadô-Ryu, independente de sua graduação. É o momento especial, de troca de ideias, de aperfeiçoar as técnicas e de renovarmos a filosofia que a nossa arte marcial possui visando transmiti-la aos nossos alunos”.

O caratê integra a programação olímpica e estará nos Jogos de 2020, em Tóquio.

 

Programação com conteúdo

De acordo com Paulo José, o Gashuku Internacional começa às 6h dessa sexta, com o treinamento de katá (luta imaginária). E, encerra no domingo, com o treino técnico, das 8h às 10h, seguido do almoço de confraternização. “Ainda na programação, teremos treinos de kumitê/shiai, que é o combate, e de arbitragem, cursos e palestras. Serão três dias intensos e de suma importância para todos os praticantes do estilo. A nossa arte marcial foi introduzida, em 1979, na região e começou por Prudente”, relembra Paulo.

O professor Marcos Rogério da Cunha Garcia, Marcos Mineiro, faixa preta, 3º Dan, de Santo Anastácio, participará do Gashuku Internacional. “Receber os ensinamentos e as orientações do grão-mestre Hironori Otsuka III, que é herdeiro e terceiro sucessor do mestre Hironori Otsuka, que fundou o estilo Wadô-Ryu, no Japão, na década de 1930, e do mestre Koji Takamatsu, será uma grande satisfação e honra. É uma oportunidade de vivenciar as técnicas básicas, resgatar as nossas origens e fazer uma reciclagem”, avalia Marcos.

Segundo Paulo José, entre os dias 22 e 24 de fevereiro,  a Organização Wadô-Ryu Karatê-Dô Renmei do Brasil promoveu o Gashuku Nacional de Faixas Pretas, em São Paulo, no Ginásio de Esportes do Allianz Arena, estádio do Palmeiras. “A 2ª Delegacia Regional São Paulo do Interior da Organização Wadô-Ryu, que representa a nossa região, esteve presente no evento e absorveu vários ensinamentos”, expõe Paulo.

 

 

Publicidade

Veja também