Meditação pode melhorar rendimento de atletas

Ação reproduz técnicas de respiração que auxiliam na concentração, a fim de melhorarem performance na modalidade de atletas amadores e adeptos ao esporte

Esportes - WEVERSON NASCIMENTO

Data 21/04/2019
Horário 07:20
José Reis: Meditação e técnica de respiração produzem concentração de atletas e adeptos ao esporte
José Reis: Meditação e técnica de respiração produzem concentração de atletas e adeptos ao esporte

Meditação é uma tarefa que necessita de calma e técnicas de controle. Ontem e hoje, uma ação promovida pelo Sesc Thermas de Presidente Prudente, conduz uma vivência em que os atletas amadores ou de alto rendimento, reproduzem técnicas de respiração que auxiliam na concentração, a fim de melhorarem sua performance na modalidade. Na ocasião, o terapeuta e especialista em meditação, Marcio Valério, 50 anos, propõe por meio do “Projeto Inspira”, ações que visam uma vida saudável.

O especialista diz que a importância da ação é apresentar como uma pessoa comum pode fazer o bom uso da meditação na vida diária, e como também os atletas que precisam manter níveis altos de energia podem fazer o uso dessa atividade. “Como eles podem ter um maior controle mental, emocional e isso tudo refletido no seu condicionamento e na melhor expressão.”

Benefícios da meditação

A eficácia da meditação, segundo Marcio, é que ela pode transformar e revelar o melhor potencial do atleta, incluindo cura de lesões. “A meditação e a imaginação ativa estão sendo utilizadas para cura de traumas decorrentes às dificuldades em provas, e com ela podemos reprogramar para uma limpeza emocional e mental”, destaca.

De acordo com Marcio, o básico da preparação é que toda pessoa possa aprender valorizar a meditação como um meio de ligação com a fonte de vitalidade, e estando conectado a está fonte o indivíduo pode perceber efeitos positivos na vida diária.

Durante a atividade, o especialista utiliza uma flauta da tradição japonesa, usada para concentração, aprofundamento e a ligação com o silêncio interior. O especialista explica que ela favorece a ambientação e a programação de imagens positivas no indivíduo.

A professora e adepta ao esporte Ana Laura Ricci Vitor, 31 anos, foi até o local para conferir a atividade, pois considera de importância para uma vida saudável. “Eu acho que todo mundo tem que parar um pouco da sua rotina e olhar para dentro de si. Então, quando você para um pouco, tranquiliza o seu pensamento das coisas que acontecem no dia a dia, é muito bom”, completa.

Serviço

Hoje, domingo, ocorre a “Vivência e Meditação com flauta japonesa”, às 10h. Classificação etária: 12 anos. O Sesc Thermas fica na Rua Alberto Peters, 111, no Jardim das Rosas, e o telefone para contato é o (18) 3226-0400; entrada gratuita.

 

 

 

Publicidade

Veja também