Raiz africana Oficina discute importância do nome

 11/11/2017  - Da Redação

A A A

A importância do nome na vida de cada pessoa discutida por meio da oficina Construção de Histórias Bordadas, que utiliza o bordado como pano de fundo para aprofundar o legado deixado pelas raízes africanas no país. Parte da programação especial da Consciência Negra promovida pelo Sesc Thermas de Presidente Prudente, a atividade ocorre hoje e amanhã. As vagas são limitadas e as inscrições gratuitas podem ser feitas na Central de Atendimento.

"A proposta é uma poética de como o nome das pessoas reflete na história da vida. Desta forma, vamos discutir e gravar o nome no bordado e conversar sobre a importância do nome na nossa vida", relata Fabiana Alves, do Coletivo Mãos Negras de Presidente Prudente, responsável pela oficina ministrada das 10h às 13h, nos dois dias, no quiosque do Sesc Thermas.

Segundo ela, a ideia surgiu durante um projeto desenvolvido para crianças. "Começou em projeto de alfabetização sobre o conceito de cidade, família e casa, sendo que para tudo isso precisa da presença do homem. Com as crianças, foi outro processo. Mas imaginei trabalhar sua essência através desta oficina aberta para todas as idades", explica.

Na oficina, registros de recordações de histórias passadas ancoradas aos nomes serão gravados por meio da arte do fuxico e das técnicas de bordado em ponto cruz, ponto atrás e do ponto corrente.

"Na cultura africana, o nome é uma das coisas mais importantes, sendo dado diante de um acontecimento atual, como a presença do sol, da lua ou de uma tempestade. Isso transformado dentro da língua iorubá e recebendo seus significados", diz Fabiana.

Gratuita, a oficina é aberta para crianças a partir dos 12 anos. "O bordado é muito simples e será desenvolvido por etapas nestes dois dias. Vou aplicar o bordado de outra forma, no papel, ao invés de tecido. É muito fácil de fazer", garante.

Com AI

 

Serviço

Oficina Construção de Histórias

Com Fabiana Alves, do Coletivo Mãos Negras

Quando: Hoje e amanhã

Horário: Às 10h e às 13h

Local: Quiosque do Sesc Thermas

Inscrições na Central de Atendimento

Grátis

Classificação indicativa: 12 anos

Comentário