HÁ 14 ANOS...

Paróquia prepara tradicional quermesse em PP

Evento que confraterniza toda a comunidade católica da paróquia e de outras da cidade, finaliza as homenagens a Nossa Senhora do Rosário de Fátima neste mês de maio

  • 16/05/2019 10:00
  • WEVERSON NASCIMENTO - Da Redação

A Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, de Presidente Prudente, aguarda grande público para a sua tradicional quermesse, realizada há 14 anos por seu pároco, o padre Sérgio Antonio Bonini, que aproveita e convida a todos para os dois dias de festa, sexta-feira e sábado, na Rua Wenceslau Braz,  na Vila Euclides, em Presidente Prudente. O evento que confraterniza toda a comunidade católica da paróquia e de outras da cidade, finaliza as homenagens à santa neste mês de maio.

Durante o evento, serão ofertadas comidas variadas como pasteis, cachorros-quentes, espetinhos, yakissoba, entre outras e bebidas em geral, que serão servidas a preços acessíveis. No primeiro dia, na sexta, os participantes concorrem ao sorteio de prêmios como um aspirador; uma bicicleta e uma TV de 32’ (polegadas). No sábado, um liquidificador; um aspirador de pó; uma bicicleta, um tanquinho e uma TV de 32’.

De acordo com o padre, o evento é aberto a toda população e os fundos angariados serão destinados à manutenção e as atividades sociais da igreja. “Atualmente, nós fazemos um trabalho social atendendo 52 famílias carentes com alimentação, e entregamos todas as quintas sacolões de legumes, frutas e verduras”, frisa.

O representante financeiro da igreja, Aparecido Neves, relata que o evento é planejado sempre um mês antes da atividade, para decidirem sobre as demandas e a divulgação. “Cada setor tem um encarregado, eles ficam responsáveis para informar o que será necessário para atender o público”. 

A devoção

Nossa Senhora de Fátima teve origem na cidade de Fátima, uma cidade de Portugal onde três meninos, Lucia de Jesus Santos, com 10 anos e seus primos Francisco Martos de 9 anos e Jacinta Martos de 7 anos, tiveram a visão de Nossa Senhora.

Aconteceu no ano de 1917. Sete aparições de Nossa Senhora aos três meninos, sempre no dia 13 de cada mês. A primeira foi no dia 13 de maio. Lucia via e conversava com Nossa Senhora de Fátima. Francisco só via e não ouvia os diálogos. Jacinta via e ouvia, mas não falou com Nossa Senhora de Fátima.

Quando Fátima apareceu aos três, eles descreveram assim a visão: Parecia ter uns 18 anos a Senhora, rodeada de claridade fulgurante, seu vestido era de uma alvura puríssima, assim como o manto ornado de ouro, que lhe cobria a cabeça e grande parte do corpo. O rosto sobrenatural e divino, estava sereno e grave, com uma sombra de tristeza. Em suas mãos, uma cruz de ouro com um terço em contas que pareciam pérolas, e de seu corpo, especialmente do rosto irradiavam feixes de luz, incomparavelmente superior a qualquer beleza humana.

No começo as crianças se assuntaram, mas Nossa Senhora de Fátima as tranquilizaram, dizendo para não terem medo, e que ela era do Céu. Nossa Senhora disse para rezarem o terço todos os dias, para alcançarem a paz e o fim da guerra. A mensagem de Fátima é uma mensagem de conversão e arrependimento.

Nossa Senhora de Fátima insiste na oração do terço. Ela disse que o comunismo só cairia depois de muita oração. E assim aconteceu. A oração e a Igreja, através do Papa João Paulo II tiveram papel decisivo na queda do muro de Berlin e, por conseguinte, do comunismo. Ninguém acreditava nas crianças. Na segunda aparição, somente 50 pessoas estavam presentes para tentar ver alguma coisa. Depois, as crianças sofreram grandes perseguições por parte dos poderes públicos. Chegaram a ser até presas na delegacia de Fátima, mas nunca negaram as aparições.

Serviço

A Quermesse da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima será realizada na Rua Wenceslau Braz, 150, Vila Euclides, em Presidente Prudente. Na sexta-feira e no sábado, as festividades terão início às 19h.

 

ORAÇÃO DE FÁTIMA

Ó Senhora de Fátima, dá-me um pouco de tua força para minha fraqueza. Dá-me um pouco da tua coragem para o meu desalento. Um pouco da tua compreensão para o meu problema. Um pouco da tua plenitude para o meu vazio. Dá-me Senhora de Fátima um pouco da tua rosa para o meu espinho. Um pouco da Tua certeza para a minha dúvida. Um pouco do teu sol para o meu inverno. Um pouco da Tua disponibilidade ó mãe para o meu cansaço. Um pouco do teu rumo infinito para o meu extravio. Dá-me Senhora de Fátima um pouco da tua neve para o barro do meu pecado.  Um pouco da Tua luminosidade para a minha noite. Um pouco da tua alegria para a minha tristeza. Mãe querida dá-me um pouco da Tua sabedoria para a minha ignorância. Um pouco do teu amor para o meu rancor. Um pouco da Tua pureza para o meu pecado. Um pouco da tua vida mãe, para a minha morte. Um pouco da Tua transparência para o meu escuro. Um pouco do teu filho Jesus para esse Teu filho pecador. Com esses poucos Senhora, eu terei tudo!