Procon-SP fiscaliza mais de 3,5 mil estabelecimentos comerciais

Equipes do órgão estadual mantêm enfrentamento ao aumento injustificado de preços durante a pandemia de Covid-19

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 28/05/2020
Horário 13:29
ABr - Reclamações podem ser feitas pelo aplicativo de celular
ABr - Reclamações podem ser feitas pelo aplicativo de celular

Durante os dois meses de quarentena decretada no Estado, equipes do Procon-SP fiscalizaram mais de 3,5 mil estabelecimentos comerciais para combater o aumento injustificado de preços. Desse total de farmácias, supermercados, hipermercados e outros locais, 89% (3.140) foram notificados a apresentar notas fiscais para verificação da prática abusiva.

Os fornecedores que estiverem praticando preços abusivos serão multados; até o momento, mais de 3 milhões em multas foram aplicadas. A elevação de preços de itens essenciais, como alimentos, álcool em gel, botijão de gás e máscaras de proteção, é prejudicial à população e é dever legal do Estado interferir.

As ações das equipes são norteadas também pelas denúncias recebidas nas redes sociais do Procon-SP, que registraram até 26 de maio quase 6 mil relatos de consumidores com problemas relacionados à Covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus), entre problemas com preços e outros assuntos.

ATENDIMENTOS

O total de atendimentos de consumidores com problemas relacionados à enfermidade, até terça-feira, soma mais de 16 mil casos, incluindo as denúncias nas redes sociais (5.755), consultas de assuntos em geral (3.883) e reclamações (6.502).

Entre os consumidores que registraram reclamação, buscando a ajuda do órgão para intermediar uma solução junto ao fornecedor, agências de viagens (52% do total das reclamações) e companhias aéreas (25%) são os setores mais questionados.

Desde março, o Procon de São Paulo disponibiliza em seu aplicativo um botão específico para o consumidor registrar reclamações sobre problemas relacionados ao coronavírus, tais como dificuldades para cancelar viagens, abusividade de preço e falta de produtos.  

Publicidade

Veja também