PRODUÇÃO LEITEIRA

REGIÃO - BILI INFANTE

Data 10/03/2020
Horário 03:39

Com o objetivo de aumentar a produção leiteira e a lucratividade dos agricultores assentados, a Fundação Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo) iniciou no último dia 2 o trabalho de transferência de embriões da raça girolando em propriedades de produtores de leite de assentamentos rurais do Pontal do Paranapanema. Nesta primeira etapa, os técnicos da fundação fizeram aplicações de implantes hormonais em cerca de 70 animais de assentamentos localizados em municípios da região, incluindo Mirante do Paranapanema, Euclides da Cunha Paulista e Rosana.

MELHORAMENTO GENÉTICO

Em fase posterior, os animais vão receber aplicações intramusculares de três tipos de hormônios, que visam preparar as vacas para a recepção dos embriões, que vão ser transmitidos entre os dias 19 e 21 de março. As ações integram o Programa Cultivando Negócios, desenvolvido pela Fundação Itesp com o objetivo de promover o melhoramento genético da produção leiteira dos assentamentos paulistas.

SOLTURA DE PEIXES

A Guarda Mirim Ambiental realizou no último dia 6, em Teodoro Sampaio, a soltura de 100 mil alevinos das espécies pacu e curimba no Rio Paranapanema. A ação, que ocorreu no Parque Estadual Morro do Diabo, foi patrocinada por uma empresa multinacional que atua no segmento de produção de energia hidrelétrica. Projeto desenvolvido pela Associação Pró-Menor, a Guarda Mirim Ambiental é formada por 60 crianças e adolescentes teodorenses, com faixa etária entre 7 e 14 anos.

COSTELÃO DE CHÃO

Além da Guarda Mirim Ambiental, a Associação Pró-Menor desenvolve outros valorosos projetos em Teodoro Sampaio: Bola no Pé e Caderno na Mão, Adolescente Aprendiz e Teclando e Aprendendo, todos voltados à formação, capacitação e inserção profissional de crianças, jovens e adolescentes. A entidade conta com apoio do poder público e de empresas, mas também se vale de ações beneficentes para o custeio de suas atividades. No dia 5 de abril, a associação realiza o “4º Costelão de Chão”, evento que ocorre no salão do Lions Clube de Teodoro Sampaio, às 12h. Os ingressos, que custam R$ 30, incluem cardápio completo e música ao vivo. Informações pelo telefone (18) 3282-3542.

SORTEIO DE CASAS

Ocorre na sexta-feira, em Rosana, a entrega das senhas para participação no sorteio das 100 casas do novo conjunto habitacional que a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) vai construir no município. A entrega ocorre na Casa da Cultura do Distrito de Primavera; as famílias inscritas vão receber as senhas em horários diferentes, já divulgados pela companhia através de comunicados enviados por e-mail, SMS e mensagens do aplicativo Kaizala. Os inscritos também podem consultar os horários de retirada das senhas no site da CDHU: www.cdhu.sp.gov.br.

PALESTRA

Com a finalidade de conscientizar os produtores rurais sobre a importância do descarte correto de embalagens de agrotóxicos, a Prefeitura de Mirante do Paranapanema realiza nesta quinta-feira palestra com técnicos do Inpev (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias). O evento, que tem apoio da Fundação Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo), ocorre no Barracão do Assentamento Haroldina, ao lado da escola São Bento, às 13h30. A palestra integra a agenda de ações do programa Campo Limpo, desenvolvido pelo Inpev com o objetivo de promover a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas.

GESTO DE AMOR

O HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo), de Presidente Prudente, realizou no dia 4 de março a primeira captação de coração do ano e a segunda múltipla de órgãos para transplantes na unidade em 2020. As captações foram possíveis graças à autorização da família da doadora, uma moradora de Teodoro Sampaio, que, aos 38 anos, foi vítima de trombose venosa cerebral. O gesto de amor da família teodorense beneficiou seis pessoas que estavam na sempre longa e penosa fila dos transplantes. A humanidade respira!

Publicidade

Veja também