Programa documenta história e cultura de Narandiba

Iniciado neste mês, “Raízes” terá, a princípio, 3 temporadas; episódios da 1ª, dedicada ao universo musical da cidade, estão sendo disponibilizados no canal do YouTube da Prefeitura

VARIEDADES - MARCO VINICIUS ROPELLI

Data 28/05/2020
Horário 09:07
Cedida / Gabriela Camargo - Grupo Dourado teve a responsabilidade de estar na estreia da atração Foto: Cedida / Gabriela Camargo - Grupo Dourado teve a responsabilidade de estar na estreia da atração

Sabe quando se divide a história da pré-história? Quando surge a escrita e o homem passa a documentar as características e fatos do seu tempo? A documentação de fatos e das estórias que não saem da boca do povo são imprescindíveis à manutenção de uma cultura e não é de hoje. Pensando nisso, a Prefeitura de Narandiba criou o programa Raízes, em que expoentes da cultura local demonstram seus dons e contam os importantes fatos históricos do município que ficarão eternamente gravados nos canais tecnológicos.

Os idealizadores do projeto são o assessor de comunicação da Prefeitura, Beto Suniga, que também dirige, apresenta e edita o programa; o prefeito de Narandiba, Itamar dos Santos Silva (PSDB); e a coordenadora de Cultura do município, Ester Moraes.

Foram pensadas, inicialmente, três temporadas do programa, das quais a primeira, dedicada ao universo musical da cidade, já está pronta e sendo disponibilizada episódio a episódio no canal do YouTube da Prefeitura de Narandiba e amplamente divulgados nas respectivas redes sociais.

Beto afirma que, entre as postagens no YouTube, Instagram e Facebook, o programa Raízes, em seus primeiros dois episódios disponibilizados, atingiu 50 mil pessoas, número muito relevante comparado à população da cidade, que pelo censo de 2010, realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), era de 4.288 pessoas.

As próximas temporadas, explica Beto, já estão sendo planejadas, sendo que os temas escolhidos foram esportes e os tradicionalíssimos rodeios. Sobre as festas de peão, o diretor e apresentador demonstra a necessidade de se registrar a cultura de Narandiba antes que o tempo a dissolva. “Um dos principais nomes do nosso rodeio foi o Lenço Verde, que, infelizmente, já faleceu. Neste caso, teremos que conversar com familiares e amigos para montar, no futuro, o episódio da terceira temporada”, explica.

A primeira temporada conta com seis episódios e um extra de, em média, 35 minutos, os quais a população já se demonstra ansiosa para assistir. “Estamos lançando cada episódio no sábado, mas o pessoal pede para que saiam logo, pois a maioria conhece os entrevistados e tem vontade de ver rápido”, ressalta Beto. Sobre isso, ele lembra outra vantagem da documentação: mesmo que demore um pouco para sair, e faz parte da experiência a ansiedade pela estreia, todos os programas estarão sempre disponíveis para ver, compartilhar e rever nas plataformas digitais.

(((BOX 1)))

Primeira temporada do programa “Raízes”: Música
16/05 – Estreou
- Grupo Dourado
23/05 – Estreou - Edhynho Ferreira e a dupla Alfredo e Felipe
30/05 – Estreia -Vencedores do Festival Mais Bela Voz Municipal de 2019, Nicole e Neto
06/06 – Estreia - Família Lima (O músico Leonel Limae as cantoras Amanda Limae Erika Lima)
13/06 – Estreia - Carlos Oliveira
20/06 – Estreia - Dupla Zé Sérgio e Roberto
27/06 – Estreia - Episódio Extra com Fidelcino Magro compositor do hino de Narandiba

(((BOX 2)))

Equipe do programa “Raízes”
Apresentador, diretor e editor: Beto Suniga
Captação e edição de áudio: Leonel Lima
Cinegrafia: Leandro Ramiro
Arte de abertura: Diego Gloor
Produção: Diana Demarch, Ester Moraes, Grismar Marioto, Laiom Oliveira e Tassiane Oliveira

(((SERVIÇO)))
Assista aos episódios
do programa no canal do YouTube da Prefeitura de Narandiba:
https://www.youtube.com/channel/UCAdOgrq_ijgwG0-02TQkyRw

Fotos: Cedidas / Gabriela Camargo

Idealizadores e equipe envolvida na realização da primeira temporada do programa “Raízes”


Alfredo e Felipe cantam as modas sertanejas que encantam os narandibenses


Neste sábado, vai ao ar a edição com os vencedores do festival “A Mais Bela Voz”


Leonel Lima, sua filha e sobrinha se aventuram em carreiras solo pelo universo da música


Beto Suniga entrevista o artista de Narandiba, Carlos Oliveira


Fidelcino Magro, ao lado de Ester, fala do processo de composição do hino da cidade

Veja também