Prudente tem mais de 50 mil pessoas imunizadas contra a gripe

Entre os grupos, as maiores porcentagem de vacinação permanecem entre os profissionais de saúde e os idosos

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 30/04/2020
Horário 15:47
Marcos Sanches/Secom - Índice de vacinação entre idosos ultrapassa os 112% em Prudente Foto: Marcos Sanches/Secom - Índice de vacinação entre idosos ultrapassa os 112% em Prudente

A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), divulga hoje um novo balanço referente à Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, a gripe, na cidade. Segundo dados, até quarta foram imunizadas 50.234 cidadãos, ou seja, pouco mais de 62% das 80.502 pessoas que integram algum grupo prioritário desta fase da iniciativa.

Entre os grupos, as maiores porcentagem de vacinação permanecem entre os profissionais de saúde e os idosos. No primeiro, foram aplicadas 10.413 doses, o que representa pouco mais de 116% dos trabalhadores da área. No segundo, o índice ultrapassa os 112%. Ao todo, foram imunizadas 32.019 pessoas, o que supera a estimativa de 28.570 munícipes nesta faixa etária.

Já no grupo de pessoas com comorbidades, foram aplicadas 5.077 doses, o que representa 39% da estimativa de 12.956 munícipes que integram este público-alvo.

Embora não haja estimativa, a VEM informa que foram imunizadas 807 pessoas que integram o grupo das forças de segurança e salvamento; outras 314 entre caminhoneiros; outras 196 entre motoristas de transporte coletivo; e 200 entre a população privada de liberdade e os profissionais do sistema prisional.

A VEM comunica ainda que foram vacinadas 1.208 pessoas que integram algum outro grupo prioritário ao qual a campanha ainda não foi aberta. O órgão explica que normalmente isso ocorre pelo fato de pessoas se enquadrarem em mais de um grupo. Assim, o Ministério da Saúde é quem define em qual é mais importante que o munícipe seja registrado como vacinado.

Vale ressaltar que a partir do dia 9 de maio a campanha será ampliada para terceira fase, a qual englobará mais grupos, como as crianças de seis meses a menores de seis anos; gestantes; puérperas, sendo as mulheres que tiveram bebês até 45 dias; povos indígenas; e adultos de 55 a 59 anos.

Veja também