Receitas Leves para os dias quentes...

Delícias & Delícias

COLUNA - Delícias & Delícias

Data 16/01/2019
Horário 07:12

Filé de Peixe com Especiarias

Ingredientes: 2 filés (300g.) de peixe (linguado, tilápia, etc), pimenta-do-reino a gosto, ½ colher (café) de sal, ½ colher (sopa) de azeite, 1 dente de alho amassado, ½ cebola pequena picada, 2 tomates (sem pele e sem sementes) cortaods em cubos, 1 xícara (chá) de batata-inglesa cortada em cubos, ½ xícara (chá) de cenoura em rodelas, 1 colher (café) de gengibre em pó (ou fresco, ralado), 1 pitada de cominho, 1 colher (chá) de curry, 1 xícara (chá) de caldo de legumes caseiro (receita a seguir), 1 xícara (chá) de couve-flor separada em buquês pequenos.

 

Preparo: Tempere o peixe com a pimenta e o sal. Aqueça uma frigideira antiaderente, pincele metade do azeite e grelhe os filés dos dois lados. Reserve. Numa panela, refogue o alho e a cebola no restante do azeite, junte o tomate, a batata, a cenoura, o gengibre, o cominho, o curry e o caldo.  Deixe cozinhar em fogo brando e, assim que os legumes estiverem al dente, adicione a couve-flor. Retire do fogo depois de 5 minutos e sirva acompanhando o peixe. Rende 2 porções com 258 calorias cada.

 

Caldo de Legumes

Ingredientes: 1 talo de salsão, 1 talo de alho-poró, ½ cebola espetada com cravo, 1 cenoura média, 1 dente de alho, 10 xícaras (chá) de água, 1 bouquet garni (envolva 1 ramo de tomilho, 2 folhas de louro, 3 ramos de salsa e 1 talo de aipo com 1 folha de alho-poró e amarre com barbante).

Preparo: Coloque todos os ingredientes em uma panela funda e deixe cozinhar em fogo brando por cerca de 1 hora. Retire do fogo, passe por uma peneira, espremendo bem os legumes. Deixe esfriar, divida em vidros com tampa e armazene por até 3 dias na geladeira ou congele. Rende 8 xícaras com pouquíssimas calorias.

 

Rocambole de Carne Moída com Ricota

 

Ingredientes: 1 ½ quilo de carne moída, 1 pacote de creme de cebola, 2 dentes de alho amassados, ½ cebola picadinha, 1 ovo, 100g. de ricota, 10 azeitonas bem picadinhas, sal e cheiro-verde a gosto.

 

Preparo: Misture a carne, o alho, a cebola, o cheiro-verde, o creme de cebola, o ovo e o sal. Sove bem e divida em 2 porções iguais. Abra cada porção em separado, sobre filme plástico. Recheie as massas de carne com a ricota e as azeitonas e enrole como rocambole. Coloque os rocamboles em um refratário untado com azeite. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C , até dourar bem a carne, cuidando sempre para não queimar a parte inferior. Retire do forno e fatie. Sirva quente.

Rende 10 porções de 80g. e cada porção tem 180 calorias.

 

Risoto de Quinua e Frango

 

Ingredientes: 1 colher (sopa) de óleo, ½ xícara (chá) de cebola picada, 2 xícaras (chá) de alho-poró cortado em rodelas, 1 xícara (chá) de quinua, 1 xícara (chá) de tomate sem pele e sem sementes, picado, 1 xícara (chá) de suco de tomate, 1 colher (chá) de sal, 2 xícaras (chá) de caldo de legumes, 1 xícara (chá) de vinho branco seco, 2 xícaras (chá) de frango cozido e desfiado, temperado a gosto, ½ xícara (chá) de tomate seco, cortado em tiras, 3 colheres (sopa) de salsa picada.

 

Preparo: Numa panela, aqueça o óleo e doure a cebola. Junte o alho-poró e refogue, mexendo de vez em quando, até que fique macio. Acrescente a quinua, o tomate, o suco de tomate, o sal, o caldo e o vinho. Deixe cozinhar em fogo brando até que a quinua fique macia e sequinha. Misture o frango e o tomate seco e, por último, a salsa. Coloque em formas médias individuais  e espere esfriar para desenformar. Sirva quente ou frio e, se quiser, acompanhado de molho de tomate.

Rende 4 porções com 200 calorias cada.

 

Mousse de Morango

 

Ingredientes: 1 caixinha de gelatina de morango diet, 1 xícara (chá) de água fervente, 1 xícara (chá) de água fria, 1 polpa de morango ( amora ou framboesa)congelada, ½ xícara (chá) de iogurte natural desnatado.

 

Preparo: Dissolva a gelatina na água fervente e, em seguida, acrescente a água fria. Bata no liquidificador com a polpa de morango e o iogurte. Distribua em quatro taças e leve à geladeira. Sirva gelado. Cada taça: 57 calorias.

 

Panna Cota

 

Esta panna cota (um tipo de pudim) é fácil de fazer: misture 1 ½ colher (chá) de gelatina incolor e sem sabor com 1 colher (sopa) de água e deixe hidratar por 5 minutos. Em uma panela à parte, coloque 1 xícara (chá) de leite desnatado e 1/3 xícara (chá) de adoçante culinário e cozinhe até diluir o adoçante. Retire do fogo, junte a gelatina e mexa até que ela se dissolva. Passe para uma tigela média e adicione 1 pote de iogurte natural desnatado e mexa até ficar um creme homogêneo. Despeje em 6 forminhas e leve à geladeira por 3 horas, ou até firmar. É uma sobremesa que tem só 32 calorias (cada porção) – dá até para servir com 5 uvas, 5 amoras ou 4 morangos picados. Assim você mata a vontade do doce e da fruta sem rico de ganhar peso.

 

NUTRIÇÃO

 

Águas aromatizadas: na jarra ou no pote

 

               Com a ajuda de um pilão, macere as sementes e parte das ervas para que liberem um pouco do aroma e dos óleos essenciais. Em seguida, junte as frutas e a água. Coloque em uma jarra ou um pote com tampa, bem lavados, e deixe macerar por 3 horas, no mínimo, na geladeira ou em temperatura ambiente. Na hora de servir, adicione gelo se quiser que a preparação fique ainda mais fresca.

Escolha sempre ervas e frutas frescas. Coloque de 2 a 4 itens na água – nunca em exagero para não confundir sabores. Se quiser, pode coar na hora de servir.

 

Sabor, aroma e benefícios

 

Ervas

 

Alecrim: é digestiva e tem ação detoxificante - ajuda a eliminar toxinas

Capim-cidreira: é calmante

Erva-doce: facilita a digestão e combate a prisão de ventre

Hortelã: estimula a produção de enzimas digestivas

Manjericão: digestiva, diurética e estimulante

 

Frutas

 

Abacaxi: digestivo

Limão-taiti e limão siciliano: alcalinizantes, eles têm o poder de reduzir a acidez do organismo

Laranja e tangerina: ricas em vitamina C, fortalecem o sistema imunológico, além de serem antioxidantes

Melancia: diurética

Morango, mirtilo e pêssego: combatem o excesso de radicais livres, freando o envelhecimento das células e da pele

Pepino: diurético, auxilia no processo de detox.

 

Sementes e Especiarias

 

Cardamomo: facilita a digestão e combate a formação de gases

Canela, gengibre e pimenta vermelha: antiinflamatórias e termogênicas, aceleram a queima das gordurinhas.

Publicidade

Veja também