Santo Anastácio sedia 6ª edição da “Mostra de Dança Junina”

Evento ocorre em 28 de junho, na Praça Ataliba Leonel; para participar das atividades, interessados devem comparecer no dia 12 no Centro Cultural Municipal

VARIEDADES - WEVERSON NASCIMENTO

Data 09/06/2019
Horário 10:00

As festas juninas são comemoradas durante todo o mês de junho, em honra a três santos: Antônio, João e Pedro. No Brasil, essas festas fazem parte do folclore brasileiro e compreendem aspectos de culinária, como a pipoca, canjica, bolo de fubá,  milho, arroz-doce, vinho-quente ou quentão, a dança em forma de quadrilha e muitas outras tradições. Em Santo Anastácio, no dia 28 de junho, às 19h30, a Praça Ataliba Leonel, será palco da 6ª Mostra de Dança Junina realizada pela Prefeitura em parceria com o Departamento Municipal de Cultura.

Além das danças inscritas, a festa terá a participação das orquestras de Sanfona e Viola, Banda Musical Municipal (Guarda Mirim) com traje e repertório junino, a tradicional quadrilha e encenação do casamento caipira com o grupo de teatro “Nas Asas do Senhor”. Para fechar a noite, show com a dupla sertaneja Luka Sandler & Raul.

O objetivo do evento é a valorização da tradição dos festejos juninos, tendo como tema: “Forró na Praça”, ressaltando o ritmo que mais caracteriza a festa no país. A organização relata que até o momento, contam com 16 apresentações de danças confirmadas.

De acordo com a produtora cultural, Ester Alves, 56 anos, o foco da mostra é a valorização dos festejos juninos, através das danças pertinentes da data. “Além disso, é uma oportunidade de trazer a família para uma atividade conjunta”, explica.

Segundo Ester, neste ano, a tradicional fogueira terá seis módulos para marcar o momento. “Por já ser uma festa tradicional e um patrimônio cultural, colocamos essa marca” diz.

A decoração da praça está sendo organizada pelo Fundo Social de Solidariedade com atenção especial da primeira dama Iracy Volpe.

Regulamento

De acordo com as informações do Departamento Municipal de Cultura, as normas e detalhes para companhias, grupos de dança, estúdios, escolas (municipais, públicas e particulares), e academias do município, podem ser solicitados somente pelo e-mail cultura.santoanastacio@gmail.com, assim como a ficha de inscrição – para participar não há custo.

Após este processo, os interessados devem comparecer no dia 12 de junho no Centro Cultural Eunice da Silva Puríssimo, localizado na Rua Brasil, 90 – Jardim América, para efetivarem a participação na 6ª Mostra. Ademais, os participantes receberão um certificado de participação.

 

 

Publicidade

Veja também