Segurança viária aos idosos

Entre ações estão estudo sobre tempo dos semáforos para travessia de pedestres e treinamento com motoristas de ônibus

PRUDENTE - PEDRO SILVA

Data 02/10/2019
Horário 09:18
Pedro Silva - Abertura do 23º Fórum do Idoso ocorreu ontem em Prudente
Pedro Silva - Abertura do 23º Fórum do Idoso ocorreu ontem em Prudente

Maior segurança viária à terceira idade tem sido implementada em Presidente Prudente. Entre as ações estão o treinamento com motoristas de ônibus para melhor atender a faixa etária e a abertura de um estudo na Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública), sobre o tempo dos semáforos para travessia de pedestres, oferecendo mais segurança aos idosos. Os pontos foram destacados pelo CMI (Conselho Municipal do Idoso), na manhã de ontem, durante a abertura do 23º Fórum do Idoso, realizado no Centro Cultural Matarazzo. O tema do evento foi “Envelhecer: uma questão subjetiva”.

Além disso, a presidente do conselho, Larissa Esteves, cita a parceria com empresas privadas para a abertura de vagas de empregos para a faixa etária, e a instalação de mais espaços de convivência para os idosos na cidade. Ela comenta que o fórum é o momento de comemorar as conquistas que o município e instituições que atuam de forma direta com idosos têm realizado. “Nós apresentamos os resultados obtidos pelo conselho e o que ainda precisa ser conquistado”.

Larissa comenta que a melhor maneira de se envelhecer é de maneira ativa. “Quanto mais você se manter funcional na sua vida, menos dependência você vai ter”. Ela destaca que, no futuro, todos deverão ter autonomia.

FORMA DE ENVELHECER

VARIA ENTRE INDIVÍDUOS

O tema central do fórum foi escolhido pela percepção de que cada indivíduo envelhece de uma maneira diferente, sendo isso definido ao longo da vida. “Duas pessoas com 70 anos são completamente diferentes, uma pode ter uma disfunção e a outra ser completamente ativa”, comenta Larissa. O CMI convidou a professora Elca Rubinsteins, que trabalhou o paradigma do envelhecimento pelo documentário “Branco e prata”, para falar sobre o tema.


Confira a programação da 7ª Semana do Idoso

Hoje

Jogos Olímpicos

Amanhã

Simpósio do envelhecimento para profissionais

Sexta-Feira

Visita ao Parque Aquático

Fonte: Organização

Publicidade

Veja também