Semob removerá veículos abandonados das vias prudentinas

Em mais uma edição da operação, pasta prevê retirar aos menos 50 veículos das ruas da cidade; ação tem início na segunda-feira

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 04/04/2020
Horário 08:34
Arquivo - Objetivo da ação é retirar carros em estado de abandono das ruas de Prudente Foto: Arquivo - Objetivo da ação é retirar carros em estado de abandono das ruas de Prudente

Tem início na segunda-feira mais uma edição da Operação Lava-Velha, em Presidente Prudente, que tem como objetivo recolher veículos em estado de sucata, abandonados nas vias públicas do município. A iniciativa da Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana), desta vez, é a de remover ao menos 50 veículos das vias públicas. “Os veículos são encaminhados ao pátio municipal e posteriormente podem ser retirados pelos proprietários, desde que mediante regularização dos documentos, se for o caso”, aponta o titular da pasta, Adauto Lucio Cardoso.

Conforme a Prefeitura, antes de realizar o recolhimento, a Semob já havia notificado 206 proprietários, conforme Lei 7.618/11. Deste total, foram removidos pelos proprietários 157 veículos. “Esses veículos foram identificados a partir de denúncias dos moradores, mas também dos nossos agentes, enquanto faziam rondas pela cidade”, lembra Adauto. A operação será iniciada na segunda-feira logo pela manhã, pela região do Bosque. Em seguida, os fiscais devem percorrer as ruas dos Jardins Paulista e Aviação.

Os veículos que não forem recolhidos – mediante pagamento das taxas do pátio e de eventuais regularizações com documentação –, em 180 dias podem ir para leilão, sendo que a verba é revertida aos cofres municipais, para posteriores investimentos necessários, por exemplo, em fiscalização. “Muito mais do que tirar carros das ruas, estamos pensando na saúde pública, já que esta é uma das formas de prevenção à dengue, que tem crescido cada vez mais na cidade”, pontua Adauto.

Em Prudente, conforme último balanço, já são 1.461 confirmações da doença, com dois óbitos.

SAIBA MAIS

A Operação Lata-Velha atende ao trabalho de fiscalização para notificação de veículos abandonados na via pública, conforme Lei 7.618/11. A legislação determina que o proprietário, depois de notificado a retirar o veículo, tem um prazo de 10 dias para cumprir a determinação, e, caso não faça a retirada do veículo, a situação é caracterizada como abandono, e o município está autorizado a fazer o recolhimento com base na lei municipal. No ano passado foram notificados 220 veículos. Deste total, foram removidos pelos proprietários 207 veículos. Em relação aos recolhidos pela Semob ao pátio municipal foram 28 veículos.

SERVIÇO

Os moradores que detectarem problemas relacionados a abandono de veículos nas ruas podem denunciar pelo telefone 156. A Semob também conta com fiscais que percorrem as ruas identificando o problema.

NÚMEROS

50

veículos devem ser retirados das ruas nesta fase

206

proprietários de veículos foram notificados

157

veículos foram removidos das vias a partir das notificações

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