Souzinha relembra carreira no Corintinha de Prudente

Hoje aos 64 anos, atleta também conhecido como Mosqueteiro Prudentino atua como professor da escolinha da Semepp

Esportes - DA REDAÇÃO

Data 23/04/2020
Horário 06:07
Cedida - Souzinha, primeiro na frente (à direira), atuando no extinto Corintinha de Prudente
Cedida - Souzinha, primeiro na frente (à direira), atuando no extinto Corintinha de Prudente

Recordando importantes personagens do esporte prudentino, resgatando a memória esportiva para deixar esse momento de pandemia do coronavírus mais leve, a edição de hoje traz lembranças de um grande volante que fez história no extinto Corintinha de Presidente Prudente, conhecido também como Mosqueteiro Prudentino, e em outras agremiações também. Trata-se de Benedito de Souza Miranda, o Souzinha, que hoje está com seus 64 anos.

Nascido em Barretos (SP), ele é casado com Ednice Dias, com quem tem três filhos: Thiago e as gêmeas Camila e Karine Dias. Atualmente Souzinha trabalha na Semepp (Secretaria Municipal de Esportes), como professor de futebol no Projeto Escola de Formação Desportiva. Ele se diz  orgulhoso de ter tido uma carreira brilhante e vitoriosa no futebol, que faz parte de sua vida até hoje com muita dedicação e carinho. E expõe que mesmo com  os obstáculos e dificuldades, os anos e anos dedicados ao futebol, seja como atleta ou técnico, o fizeram ter uma carreira muito positiva por onde passou.

“Hoje na Semepp minha função primeiramente é realizar um trabalho social com alguns garotos. O nosso objetivo é formar o cidadão e é claro dar a chance de quem sabe poderem ser jogadores de futebol e disputar vários campeonatos regionais, estaduais, como o Paulista de base. Os que se destacam são selecionados e enviados para as equipes de competições da secretaria, onde têm a oportunidade de mostrar seu talento. É bom ressaltar que não basta somente ser bom de bola, mas principalmente bom na escola”, destaca Souzinha, complementando que, inclusive, dois atletas de 15 anos estão jogando no Atlético Paranaense, um no Fluminense, além de outros que estão tendo a oportunidade de mostrar seu potencial no Grêmio Prudente.

UMA TRAJETÓRIA DE

SUCESSO COM A BOLA

A carreira de Souzinha como atleta começou em 1975 no time do Barretos. Daí em diante, ele passou por vários lugares como na sequência pelo Uberaba, de Minas Gerais, e logo depois chegando a Prudente defendeu o Corintinha por anos. Jogou no Nacional da capital, Gama do  Distrito Federal, Dracena FC, Corumbaense do Mato Grosso do Sul, Marília, Tupã, Guarani, de Adamantina, e novamente retornou ao Mosqueteiro Prudentino, onde jogou por mais dois anos, encerrando sua carreira como jogador profissional na capital da Alta Sorocabana.

“É BOM RESSALTAR QUE NÃO BASTA SOMENTE SER BOM DE BOLA, MAS PRINCIPALMENTE BOM NA ESCOLA”

Souzinha

No mesmo Corintinha, Souzinha iniciou a função de técnico de futebol. Mais uma vez trilhou por várias estradas, como pelo Japão. Voltou ao time de Prudente, na sequência assumiu o Bandeirante de Birigui onde ficou por cinco temporadas, depois trabalhou no Tubarão em Santa Catarina, Tupã, Coréia do Sul,de Araçatuba; Guarani de Palhoça, Santa Catarina. Na sequência, comandou a Francana e por duas vezes disputou o Paulista como treinador do Presidente Prudente FC, onde encerrou a carreira como treinador.

GRANDES CONQUISTAS

VIERAM COMO TÉCNICO

Souzinha carrega registradas em sua memória, algumas importantes conquistas: o 4º lugar na divisão intermediária do Paulista livrou o Bandeirante de Birigui do rebaixamento por duas temporadas para a terceira divisão; 1ª colocação na Copa de Futebol do Interior em 2001, conquistando a vaga da Copa do Brasil com o time de Birigui. No Japão, ele foi campeão em duas ligas. Na Coréia do Sul, garantiu um 3º lugar em uma competição que contava com 20 clubes disputando a segunda divisão. Em Santa Catarina, com o Tubarão, foi campeão da segunda divisão, conseguindo a vaga para a primeira divisão estadual. (Colaboração Marcos Chicalé)

Foto: Cedida

Atualmente, ex-volante treina diversos garotos na escolinha de futebol da Semepp

Publicidade

Veja também