O papel do médico que vai além do atendimento ao paciente foi um dos pontos altos da noite de abertura da 33ª edição do Comepp (Congresso Médico Estudantil de Presidente Prudente). Realizado no Espaço Solarium, no campus 2 da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), o evento reuniu um público de mais de 700 pessoas, entre acadêmicos do curso de Medicina, professores, médicos e especialistas da área da saúde.
A primeira palestra foi conduzida por Bianca Gabriela Calsolari Oliveira, que abordou o tema “A arte de ser [humano] na Medicina”. Por meio de fatos vividos, ela compartilhou com o público sua trajetória na área médica — desde a decisão pela profissão e o ingresso no curso até a construção de sua carreira como cirurgiã do aparelho digestivo e cofundadora do canal Vlog Mediários, criado em 2016 no YouTube.
Na sequência, Daniel Buttros apresentou aos participantes sua visão sobre a atuação médica na palestra “O papel do médico na relação com o paciente”. Para ele, as relações construídas ao longo do atendimento interferem diretamente na qualidade do cuidado oferecido.
“O médico precisa ter um olhar atento a cada paciente. Em alguns casos, não há o que dizer; é necessário ficarmos em silêncio. Se não sabe o que dizer, a regra é silenciar”, afirmou, enfatizando a importância de o profissional estar atento aos sinais e às emoções do paciente.
Durante sua fala, o palestrante também compartilhou experiências pessoais em atendimentos realizados. “Dê aos seus pacientes do SUS [Sistema Único de Saúde] o mesmo atendimento que você oferece aos seus pacientes particulares”, destacou o médico mastologista.
Ao encerrar sua palestra, Buttros agradeceu a oportunidade de falar aos futuros médicos e parabenizou a organização do Comepp 2025 pelo trabalho desenvolvido.
Foto: João Paulo Barbosa - Daniel Buttros falou sobre papel do médico na relação com paciente
Foto: João Paulo Barbosa - Bianca Calsolari conduziu palestra sobre arte de ser humano na medicina
A mesa principal de abertura foi composta pelo diretor das Faculdades de Medicina da Unoeste, Murilo de Oliveira Lima Carapeba; pelo pró-reitor Acadêmico da Unoeste, José Eduardo Creste; pela coordenadora do curso de Medicina, Nilva Galli; pelas docentes Helen Brambila e Graziela Garrido Mori Panucci; e pela vice-presidente do Diretório Acadêmico Dr. José Hamilton do Amaral, Luísa Medeiros.
Em sua fala, Murilo deu as boas-vindas aos participantes e expressou o orgulho em ver a dimensão do evento. “A cada ano, vemos o quanto esse congresso cresce e se fortalece — tanto pela qualidade das palestras quanto pela dedicação de todos os envolvidos”, afirmou.
O pró-reitor Acadêmico, José Eduardo Creste, também parabenizou a comissão organizadora do evento e todos os envolvidos. “Fico muito satisfeito e orgulhoso em ver o empenho de vocês, estudantes de Medicina, que, junto com toda a direção, conseguiram articular um congresso tão promissor e fascinante”, ponderou.
A coordenadora do curso, Nilva Galli, pautou sua fala em agradecimentos e reforçou a importância de experiências como o congresso na formação humana e profissional dos futuros médicos. “Esse tipo de experiência é algo que levamos para a vida toda. E o nosso maior objetivo, enquanto formadores e profissionais da saúde, é que tudo o que aprendemos aqui se traduza no melhor cuidado possível ao paciente. A parte técnica e científica é essencial, claro, e está ao alcance de todos que estudam com dedicação. Mas o que realmente nos diferencia é o algo a mais — a empatia, o cuidado e a sensibilidade com o outro. Essa é a essência que jamais podemos perder”, enfatizou.
A programação do Comepp 2025 segue até sexta-feira, com uma agenda composta por palestras, workshops, simpósios e apresentações de trabalhos científicos. Todas as informações estão disponíveis na página oficial do Congresso Médico Estudantil de Presidente Prudente (unoeste.br/congressos/2025/xxxiiicomepp).