VAI COMEÇAR!

Torneio abre segunda edição de Copa Prudente Voleibol Master

Iniciada em 2017, a partir da Copa Centenário, competição busca confraternização de atletas; aproximadamente 165 mulheres participam

  • 31/03/2019 08:00
  • THIAGO MORELLO - Da Redação

No dia 1º de abril, segunda-feira, começa a Copa Prudente Voleibol Master, no Tênis Clube de Presidente Prudente. Com participação de 11 equipes femininas, o campeonato chega à segunda edição, mas já no domingo, como uma espécie de “esquenta”, a bola rola nos ares das quadras do local. Denominado Torneio Início, o evento abre o calendário da competição um dia antes, com direito à vantagem para o time campeão.

Divididas em três chaves, as 11 equipes participantes já se enfrentam. Isso porque, segundo o organizador do evento e técnico do Tênis Clube, Marcelo Antônio Lorençoni, essa é a oportunidade para todos se conhecerem, se enturmarem e começar o campeonato bem. “Quem vencer o torneio sai na frente na tabela da Copa, pois já soma três pontos pela conquista. Ou seja, é uma chance de começar mais folgado, com vantagem”, explica.

E no dia seguinte, a competição começa pra valer, com o primeiro turno que vai até julho e retorna em agosto. No total, Marcelo contabiliza que pelo menos 165 mulheres estão envolvidas na competição, com idade média superior a 30 anos. “Cada equipe poderá trazer também duas participantes sub-30, desde que não estejam participando de competições regionais”, completa. Dos 11 times, oito se classificam para a próxima fase.

Que basicamente é divida em duas chaves, com a ideia de promover duas equipes vencedoras. No primeiro cenário, ficam os quatro primeiros colocados, que vão disputar a Super Copa. “É uma espécie de categoria dos melhores desempenhos da competição, como uma primeira divisão”, detalha. E do quinto ao oitavo time colocado rola a final da Copa. Os campeões de cada classe levam a competição.

Os jogos vão ocorrer ao longo da semana, conforme a disponibilidade de horário de cada atleta, sendo de segunda-feira ao sábado. “Tem rodada que tem cinco jogos, outras menos. Tem que ficar de olho no calendário”, informa o técnico. Além disso, ele pontua que a Copa é feita nos moldes do Campeonato Paulista de Voleibol.

As partidas ocorrem nas quadras do próprio Tênis Clube, além do Ginásio Municipal de Esportes e Ginásio Municipal “Marcelo Siqueira”, da Vila Iti, Apea (Associação Prudentina de Esportes Atléticos) e PUM (Parque de Uso Múltiplo), todos em Prudente. Já em Regente Feijó, no Ginásio Municipal. A Copa de realização do Tênis Clube, com apoio da Semepp (Secretaria Municipal de Esporte).

Experiências

A Copa Prudente Voleibol Master chega à segunda edição, mas é como se fosse o terceiro campeonato já. Marcelo destaca à reportagem, que a competição foi iniciada em 2017, com a Copa Centenária, em comemoração ao aniversário de Prudente. Em vista do sucesso, eles decidiram dar continuidade. “Surgiu a ideia de virar competição e trazer essa realidade para nossa região. Teve o ano passado, esse ano veio de novo e o objetivo é seguir em frente”, comenta.

E se for falar de objetivo, o organizador lembra ainda que “promover a confraternização” das competidoras é o mote inicial de tudo. E a Franciane Reis Casari, 42 anos, agente de turismo, pode confirmar isso. Participante desde o ano passado, ela se diz feliz em fazer parte da Copa e poder competir junto com amigas e pessoas da sua idade.

“Nossa intenção sempre foi interação social, mas levamos a sério, competimos mesmo e treinamos com dedicação. Enfrentamos as dores da nossa idade. Passamos a ser uma família. O ano passado a Copa foi um sucesso e creio que não será diferente agora”, enfatiza Francine. Componente da equipe Tênis Clube, em 2017 ela ficou em terceiro lugar.

saiba mais

Equipes participantes na competição:

Presidente Prudente: Acae (Associção Cultural, Agrícola e Esportiva), Apea, COI, Conexão, Tênis Clube, Top Vôlei e Univôlei; Pirapozinho: Unimaster; Presidente Venceslau: Venceslau Master; e Regente Feijó: Ekip Liga e Pioneiras.