Luto na música prudentina: morre o professor Humberto Marinelli, lenda do violão, aos 85 anos

Exímio violonista, ele formou gerações de músicos, integrou o histórico Conjunto da Saudade e deixou um vasto legado cultural na cidade; seu corpo é velado no Velório Athia

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 14/11/2025
Horário 20:55
Foto: Arquivo
Professor Humberto Marinelli faleceu aos 85 anos
Professor Humberto Marinelli faleceu aos 85 anos

Faleceu nesta sexta-feira, dia 14 de novembro, aos 85 anos, o renomado professor e violonista Humberto Marinelli. Uma figura central na história musical de Presidente Prudente, Marinelli deixa um vazio imenso na cultura local. O corpo do professor Humberto Marinelli está sendo velado no Velório Athia. O sepultamento ocorrerá neste sábado, dia 15 de novembro, às 15 horas, no Cemitério Municipal São João Batista.

Nascido em Santo Anastácio, Humberto Marinelli veio muito jovem para Presidente Prudente, onde rapidamente se estabeleceu como um dos mais respeitados nomes da música. De família tradicional, era filho de Vicente Marinelli, um cantor notável, e de Dona Brasilina Frederico Marinelli.

Humberto Marinelli dedicou sua vida ao ensino, formando inúmeros alunos de violão em Prudente e região, sendo lembrado como um professor desapegado, dedicado ao próximo e muito querido por todos. Entre seus alunos notáveis, está o médico Dr. José Carlos Bongiovanni, que iniciou seus estudos de violão sob a tutela do professor.

Marinelli também teve uma importante atuação em escolas de Presidente Prudente, sendo muito amado e respeitado por sua trajetória.

A fase de ouro do Conjunto da Saudade

Humberto Marinelli era um exímio violonista e concertista, cuja arte ecoou por décadas na cidade. Ele foi uma peça-chave no Conjunto da Saudade, um grupo musical de renome em Prudente, fundado por Domingos Bongiovanni.

•    Composição histórica: No Conjunto da Saudade, Marinelli dividiu os violões com José Carlos Bongiovanni (ainda menino, com cerca de 12 anos na época). O grupo contava ainda com Mafalda Bongiovanni (ex-esposa de Marinelli) no acordeon, Neusa Bongiovanni no violino, além de bandolins, violinos e participações como a do Maestro Zingar, Reinaldo Fedato, Jades Pinto e o senhor Pedro Carrer (bandolim);

•    Apresentações e homenagens: O conjunto fez história, apresentando-se em serestas, shows, eventos, quermesses, na Cantina Nápole e no Ambaçador. Na época áurea do rádio, tocavam ao vivo no programa de auditório da Rádio Presidente Prudente (ZYR84), todo domingo, às 20h. Em uma ocasião, por volta do dia 14 de setembro, o grupo foi homenageado pelo prefeito da cidade durante um desfile de aniversário;

•    Outras atividades: Professor Marinelli também foi coordenador do curso de cordas da Escola Maestro Julião, e atuou como jurado em diversos festivais de música da região, onde chegou a avaliar, em uma ocasião, a dupla em início de carreira Chitãozinho & Xororó. Ele também apresentou um programa de rádio voltado para o público infantil na década de 80/90.

Família e últimas homenagens

Casado com Geci Fernandes Marinelli, o professor Humberto Marinelli deixa um legado familiar e musical. Ele deixa dois filhos, Carlos César e André Luiz, e três netos (os filhos de André e a filha de Carlos César). Deixa também o bisneto Rossel Benjamin, filho de Christine Marinelli.

O professor Humberto Marinelli será lembrado por sua dedicação, seu talento inigualável no violão e por ter sido um dos pilares da cultura musical de Presidente Prudente.

Arquivo

Professor Marinelli e seu grupo de música que fez história nos anos 60 no rádio prudentino

Publicidade

Veja também