7 fake news muito bizarras sobre a Covid

Roberto Mancuzo

CRÔNICA - Roberto Mancuzo

Data 26/01/2021
Horário 07:44

Sabe que há um conto popular no mundo da malandragem que diz o seguinte: todos os dias saem de casa pela manhã um esperto e um desavisado. Quando eles se encontram dá negócio.
E é assim que eu vejo o cenário da pandemia de Covid-19 quando o assunto principal diz respeito às fake news, ou mentiras que são espalhadas mundo afora. 
Todo dia, em algum grupo de WhatsApp, alguém vai enviar uma mentira, uma foto ou vídeo falsos ou vai alertar sobre algum grande problema causado pela vacina, pelo vírus e assustadoramente uma boa parcela de desavisados vai cair na conversa.    
E olha que ao longo de quase um ano de pandemia, muita bobagem já circulou pelas redes. Teve muita coisa que foi dúvida real mesmo, como as questões de isolamento social, uso de máscaras e tratamento precoce. Todas elas, devidamente solucionadas. 
Mas tem muita coisa bizarra que surgiu e ainda circula por aí com a mesma força de contaminação do vírus. Separei e comentei sete delas:

1 - A vacina chinesa contra a Covid vem com chip para te rastrear a partir do 5G e altera o DNA humano
Como vi em um meme recente sobre isso: “Rastrear o quê? Você ir comprar pão?” Quem acredita nisso realmente se acha mais importante do que é. Tem algumas variações dessa fake como a de que o chip era líquido. Líquido, amigos! Líquido. E eu só não quero que esse chip aí mude meu número de celular, porque ia dar um trabalho dos infernos...

2 - Vacinas da Covid-19 contêm a enzima luciferase, que está associada a Lúcifer
A enzima luciferase existe realmente e é usada em laboratório porque como emite luz pode ser rastreada por cientistas. Mas daí a imaginar uma possessão demoníaca deste grau é muita imaginação. Deus me “dibre”!

3 – Vacinas causam efeitos colaterais devastadores
As vacinas configuram um dos maiores avanços científicos da humanidade. Graças a elas, muitas doenças foram erradicadas e vidas foram salvas. Efeitos colaterais existem até na cervejinha do final de semana. 

4 - “A verdade sobre a vacina”
Toda frase que começa assim já é fake news e é bizarra. Nem adianta continuar. Mas muita gente rodou e roda ainda com a história de que se “tá no Zap é verdade”; “Um especialista da universidade de Beleléu confirmou e a gente já sabe a verdade, né, pessoal?”

5 - Hospitais aumentaram as notificações de mortos por Covid porque recebem R$ 20 mil por óbito
Eu não sei quem paga 20 mil pila por morte, mas taí um baita negócio! Prêmio empreendedor do ano. Vou te contar...

6 - Idosos devem evitar o uso de Leite de Rosas
Faz sentido, olha só: o vírus pode reconhecer um idoso só pelo cheiro de Leite de Rosas. Se ele não passar o bendito, o vírus fica na dúvida e não contamina. Achei essa um desrespeito com esta instituição brasileira que é o Leite de Rosas. Mas muitas vovós jogaram os frascos fora.

7 - Termômetros na testa provocam câncer
Percebeu que de uma hora para outra passaram a verificar a temperatura no pulso e não mais na testa? Pois é, em algum momento houve alguém que acreditou forte que o infravermelho que saía do termômetro ia direto para uma glândula no cérebro e era câncer na certa. Segundo a fake news, dá até mais câncer do que pesquisar alguma doença no Google.

Oremos.
 

Publicidade

Veja também