“A indústria é o ramo da economia que paga os melhores salários” 

É o que diz Itamar Jr., diretor regional do Ciesp, que há 70 anos presta assistência a 1.790 indústrias distribuídas entre 65 cidades que compõem a sua jurisdição nesta parte do território paulista

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 14/09/2023
Horário 04:15
Foto: Reprodução/Site Liane Alimentos
Diretor do Ciesp lembra que “onde existe uma indústria forte, existe uma economia forte”
Diretor do Ciesp lembra que “onde existe uma indústria forte, existe uma economia forte”

Segundo o diretor regional do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Itamar Alves de Oliveira Jr.,  a indústria é sempre muito importante em qualquer país, em qualquer região. E em Presidente Prudente não é diferente. E recorda o que ocorreu com a falta de produtos industrializados na pandemia. “A indústria é o ramo da economia que paga os melhores salários. A gente pode observar: onde existe uma indústria forte, existe uma economia forte. Existe a perspectiva de um boom econômico na nossa região nos próximos 10 anos com o programa de regularização fundiária que está ocorrendo”, destaca Itamar, complementando que é então de total importância que se continue incentivando as indústrias a virem para a região.

Ele acredita, principalmente agora, que com este momento de regularização fundiária, chegará mais lavouras e plantações à região, consequentemente haverá produtos e a agroindústria virá junto. “Temos uma grande vantagem com relação a outras localidades, que é uma indústria diversificada, como de eletrônica, alimentícia, nutrição animal, bebidas, agroindústria, como açúcar, álcool. Ou seja, bem diversificada. Mas o que prepondera em nossa região é a agroindústria”, frisa o presidente da entidade que completa nesta segunda-feira 70 anos de atividades no município e, desde sua instituição, em 1953, abraçou diversas demandas do setor, prestando hoje assistência a 1.790 indústrias distribuídas entre 65 cidades que compõem a sua jurisdição nesta parte do território paulista.

Ponto forte

Como Itamar disse, tendo uma indústria diversificada, isso é um grande ponto forte, e se houver uma grande crise em determinado segmento, a região inteira não sofre com esse momento. Agora, gargalos, o que falta na região, segundo Itamar, diferente de outras regiões do Estado, é infraestrutura, visto a algumas carências, como a falta de ferrovia. 

“Por outro lado, quando comparado a outros Estados, a nossa infraestrutura é melhor, mas internamente deixa a desejar. Mas acredito que também é uma questão de tempo para isso melhorar com a chegada dessa regularização fundiária e, consequentemente, uma melhoria da economia industrial, comercial, e de serviço em geral”, pontua. 

Carência

Itamar diz que como sempre, Prudente e região são carentes, principalmente, de incentivos na parte de colocação de distritos industriais. Particularmente, ele destaca que Prudente é “muito fraca” nesse segmento, e não é de agora, mas de longa data. “Desde o primeiro mandato do Paulo Constantino, praticamente, nós não tivemos novos distritos industriais. Agora, também temos uma dificuldade de como o município é localizado”. Segundo ele, geralmente, os distritos industriais devem ficar à beira de rodovias. E a área de rodovia da cidade, no caso a Raposo Tavares (SP-270), é bem curta. 

“Então, precisaria criar uma infraestrutura para a instalação de novos distritos industriais. É o que vejo que falta na região. Não temos grandes distritos industriais, o que dificulta, muitas vezes, a vinda de empresas e, também, incentivos. Deixo aqui uma palavra de otimismo. Acredito, como já disse, que com a regularização fundiária, nossa região tem uma possibilidade de dar um salto grande na economia e em todos os setores, não só na indústria, como no comércio e nos serviços”, reforça o diretor regional do Ciesp.

Foto: Cedida

Itamar Jr. acredita que o processo de regularização fundiária trará inúmeras melhorias à região

Leia mais:

Agronegócio é o pilar de desenvolvimento de Prudente

Publicidade

Veja também