A personagem histórica deu título a uma mininovela exibida pela TV Manchete em 1984 e estrelada por Maitê Proença. A história de Domitila de Castro Canto e Mello, A Marquesa de Santos, a mais famosa das amantes do Imperador Dom Pedro I (Gracindo Júnior), em meio ao comportamento violento do regente e os bastidores do Império. Dentre os personagens históricos, o amigo de Dom Pedro, Francisco Gomes da Silva, o Chalaça (Edwin Luisi), a Imperatriz Leopoldina (Maria Padilha), a Rainha Carlota Joaquina (Bibi Ferreira) e José Bonifácio (Leonardo Villar). Escrita por Wilson Aguiar Filho, foi uma espécie de ensaio para o sucesso seguinte do mesmo autor e mesma protagonista: “Dona Beija”, em 1986. No elenco, a presença dos saudosos Sérgio Britto, Buza Ferraz, Serafim Gonzalez, Maria Alves e Fábio Junqueira. A Marquesa de Santos teve sua versão mais célebre no filme “Independência ou Morte” de 1972 com Glória Menezes.
“Na sua casa tem babosa?”
A babosa é planta conhecida popularmente por sua beleza rústica e pelas aclamadas propriedades benéficas para a saúde da pele e dos cabelos. Desde antes tempo das vovós, já era hábito quebrar os talos da babosa e esfregar na raiz dos cabelos para que eles brotassem mais fortes e viçosos. Muitas receitas caseiras já foram usadas passadas de ouvido em ouvido, usando babosa como ingrediente de cremes para cabelos. A babosa é uma verdadeira planta medicinal com nome científico de Aloe vera, encontrada espontaneamente em várias regiões do Brasil e também em cultivo para a indústria farmacêutica e cosmética. Conhecida como a planta da beleza, ela possui vários aminoácidos em sua composição bem como diversas vitaminas como A, complexo B, C e E. Sua ação já se demonstrou comprovada em várias ações para a pele (cicatrizante, regenerador da pele, hidratante e anti-inflamatória) e para os cabelos (além de hidratante, atua no crescimento capilar, maciez, maleabilidade e elimina caspas). Desta forma, ela se encontra em diversos cremes, sabonetes, xampus, condicionadores, loções e pomadas, com ação renovadora sobre a pele e preventiva do envelhecimento cutâneo. Porém, a babosa não é só usada na forma tópica ou externa, pois sua composição (além dos valores proteicos e vitamínicos citados) também é rica em diversos minerais, como manganês, magnésio, cálcio e ferro, com destacada ação antioxidante (eliminando radicais livres que se formam nas células). Ela pode ser ingerida na preparação de sucos e outras receitas, com ações benéficas na digestão, com regeneração da mucosa gástrica. O suco da babosa demonstrou-se eficaz no auxílio da perda de peso, ajudando na eliminação de toxinas e redução dos inchaços. Além disso, também contribui para a saúde bucal, ajudando tanto dentes como gengivas e melhoras no sistema imunológico. Alguns estudos indicam ação coadjuvante na redução do colesterol, triglicérides e da pressão arterial. Dentre outras ações da babosa: auxílio na inflamação de picada de insetos, tratamento de queimaduras leves e solares, massagem relaxante, esfoliação para os pés, prevenção de estrias e cicatrizes e remoção de maquiagem. Para consumo, procure orientações de um nutricionista.
Dica da Semana
Televisão
“Família Paraíso”:
Estreouno último domingo, às 15h, na Rede Globo, o programa humorístico “Família Paraíso”, em que Leandro Hassum interpreta Leleco, um picareta que agita uma casa de repouso para idosos. Com seu jeito despojado, ele muda a rotina dos velhinhos e da enfermeira Shirley interpretada por Cacau Protásio. No elenco de veteranos, destaque para Cosme dos Santos, Guida Vianna, Sílvio Mattos, Arthur Kohl, Ataíde Arcoverde e Teca Pereira.