A sacralidade da vida

Diocese Informa

COLUNA - Diocese Informa

Data 01/02/2026
Horário 05:23

No relato da criação, aprendemos que somos criaturas feitas imagem e semelhança de Deus. Recebemos uma missão de cuidar e preservar todas as coisas criadas. O cumprimento dessa ordem, no entanto, é deturpado com a entrada do pecado no mundo, que distorce nossa compreensão a respeito de como esse domínio deve ser exercido. Ao contrário da exploração indiscriminada e de uma dominação opressiva, o reconhecimento do Criador como doador e da criação como dádiva deverá reorientar nossa missão. Ao passar dos tempos o uso da criatividade, para sobrevivência fez com que o ser humano direcionasse para o bem comum, para uma vida boa de conforto, saudável e bem-estar; bem como para a evolução das coisas criadas. Honrando a saúde ecológica, protegendo as florestas e procurando meios para não agredir e esgotar os recursos naturais. Se queremos de alguma forma superar as crises que nos cercam, precisamos começar por reconhecer a vida como sagrada, uma dádiva oferecida como expressão física e palpável do amor divino. Assim devemos recuperar a sacralidade da criação é concebê-la como algo belo e bom para o uso consciente.  Precisamos olhar para a realidade como uma criação e para nós mesmos como criaturas é a chave para aceitarmos nossos limites e, enfim, exercermos o nosso papel de cultivar o jardim em que Deus nos colocou. Entendemos que precisamos lidar com todas essas questões tendo em vista o horizonte escatológico da Nova Criação. Quando olhamos para a cruz, nos lembramos que Deus estava, em Cristo, reconciliando consigo todas as coisas. Jesus é o cumprimento do plano de redenção da Criação. O Criador espera de nós a reciprocidade de dádiva e o amor no cuidado, da preservação e manutenção das coisas criadas. Devemos reconhecer que a nossa vida é sagrada; trabalhemos com criatividade, entendendo nosso papel como embaixadores de Cristo no ministério da reconciliação, aproximando o reino de Deus e antecipando os sinais da renovação de todas as coisas já no tempo presente. Deus pede ao homem que ame, respeite e promova a vida. A sacralidade da vida, muito antes de ser uma questão religiosa ou teológica, é uma questão humana. Discussão sobre a natureza atualmente está em moda. Conceitos como o de meio ambiente, ecologia, crise da ecologia, proteção da natureza e respeito perante a vida natural tornaram-se conceitos-chaves do próprio paradigma científico de nossos dias para referir-nos ao domínio do homem sobre o mundo.

MINI SERMÃO
Enxergar a vida como um presente divino ou um milagre da existência, o que implica preservá-la e não dispor dela como um objeto.  Praticar a gratidão pelas bênçãos diárias e focar no momento presente, evitando a preocupação excessiva e valorizando o que é positivo é um dever nosso. Viver a santidade através da caridade genuína, ouvindo e acolhendo o próximo sem julgamentos é exercer a nossa missão de amor e respeito ao próximo. Defender a vida em todas as suas fases, especialmente os mais vulneráveis, reconhecendo a igualdade intrínseca de todos os seres humanos. Cultivar a espiritualidade através da meditação, leitura, oração e cuidado com a saúde física, tratando o próprio corpo como um templo.  Reconhecer o sagrado na criação, encontrando conexão e paz ao observar o meio ambiente, faz-se necessário. A sacralidade da vida também implica em retirar as experiências do profano, e elevá-las ao sagrado, dando um sentido profundo e cuidadoso a cada vivência.

MENSAGEM DO PAPA
Papa Leão XIV em sua reflexão, comenta sobre: “uma sociedade só é saudável quando tutela a sacralidade da vida humana”. 
Segundo o Pontífice da fé, que valor tem a vida hoje e quais são os meios de promover, preservar e salvaguardar a vida como um todo? O Papa solicita a nossa participação em defender a vida desde a sua concepção; para que ela seja respeitada em todas as suas fases, através de esforços adequados em todos os níveis da sociedade, incluindo o diálogo com os responsáveis civis e políticos. Assim exerceremos a nossa missão e compromisso cristão que e em defesa da vida e gerar através dos dons e carismas recebidos em nosso batismo meios e recursos para a preservação, manutenção e promoção da vida. 
(Autor: Padre Armando Nochetti) 

AGENDA PAROQUIAL
-Presidente Prudente – Distrito de Montalvão
-Missas aos domingos 8h e 19h

Padre Armando Nochetti 
Admi. Paroquial da Paróquia Nossa Senhora das Graças – Montalvão
Instagram: @sna_armando
Facebook: Armando snz
Informações: Cúria Diocesana (18) 3918-5000

Publicidade

Veja também