“A Terceira Margem do Rio”, inspirada no conto de Guimarães  Rosa, é encenada hoje no Sesc 

Palco Território reforça seu compromisso em abrir espaço para a circulação de artistas locais, fortalecendo a cena artística regional

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 28/08/2025
Horário 08:01
Foto: Vanderlei Filó 
Texto narra a história de um homem que decide viver dentro de um rio, abandonando a família
Texto narra a história de um homem que decide viver dentro de um rio, abandonando a família

O Sesc Thermas de Presidente Prudente dá continuidade ao projeto Palco Território, iniciativa que tem como objetivo valorizar e incentivar a produção artística em artes cênicas do oeste paulista. Nesta quinta-feira, às 20h30, a Área de Convivência recebe o espetáculo “A Terceira Margem do Rio”, peça com atuação de Marcus Andrade e direção de Thiago Cardoso, e que propõe uma imersão artística a partir do conto de João Guimarães Rosa. Os ingressos são gratuitos.

Baseado na obra do autor brasileiro, o texto narra a história de um homem que decide viver dentro de um rio, abandonando a família. A partir da visão do filho, que passa a vida à espera do pai, a narrativa expõe a crueza do abandono e o mistério da escolha questionando a rotina dos que vivem em sua volta.

Sem recorrer a adaptações excessivas, a montagem preserva a poesia rosiana em sua integridade, transformando palavras em imagens e memórias que se corporificam no palco. O resultado é uma experiência que traz à tona a vida do sertanejo simples, do homem que vive à margem – do rio e da própria sociedade.

Desde o título, o público se depara com o insólito da obra: o que seria a “terceira margem” do rio? A expressão provoca a reflexão sobre aquilo que não se vê, não se toca, não se reconhece. Trata-se do espaço do inconsciente, da abstração, do mistério – um território onde o silêncio e a solidão habitam.

No conto, o pai que abandona a família em busca de uma existência solitária é considerado louco por contrariar convenções. A mãe parte, os irmãos seguem suas vidas, e apenas o filho narrador permanece, preso ao desejo de compreender o gesto paterno. Sua insistência e fascínio pelo destino do pai o conduzem à beira da mesma escolha: seguir rio abaixo, margem a margem, em uma travessia tão enigmática quanto perturbadora.

“‘A Terceira Margem do Rio’ convida o público a uma experiência de silêncio, ausência e permanência. A encenação costura gestos e imagens que ampliam a força do texto, instaurando um diálogo entre a literatura de Guimarães Rosa e o teatro contemporâneo”, destaca o ator Marcus Andrade.

Ingressos

Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados a partir das 12h, no dia do espetáculo, presencialmente na unidade ou on-line pelo app Credencial Sesc SP ou no site sescsp.org.br/prudente


 

Publicidade

Veja também