A voz profética do amor!

Diocese Informa

COLUNA - Diocese Informa

Data 24/10/2021
Horário 05:19

Tenho grande apreço por essas santas palavras: “Se sofre como cristão, não se envergonhe, mas glorifique a Deus” (1Pd 4,16); “Abençoem aqueles que os perseguem; abençoem-nos, não os amaldiçoem” (Rm 12,14); “Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino de Deus (Mt 5,10). A Igreja Católica segue o rastro das pegadas de Nosso Senhor Jesus Cristo. E isso significa encarar agressões ao longo da caminhada, pois o próprio Senhor disse: “Se me perseguiram, também perseguirão vocês” (Jo 15,20). Atualmente fomos atingidos por palavras ardentes de ira. Golpear um de nós é ferir a todos. Em tempo algum o anúncio de Amor ao próximo, ensinado por Jesus Cristo, pode ser silenciado por gritarias de ódio. O mal faz barulho. O bem faz silêncio. O silêncio do Amor incomoda quem está acostumado com o berro da raiva e da fúria. É impossível que haja vida onde só exista trevas. Mas o cristão deve ser especialista em trabalhar com escuridões. Para o breu do ódio o cristão acende a vela do Amor e da esperança. Cristão não manda “recadinho”, mas proclama e propõe a via do Amor, do diálogo e da fraternidade. Não somos “gentalha”, mas somos povo santo e pecador que luta pela paz. Não “nos escondemos atrás da batina” ou de nossa fé, mas revelamos um Deus que é essencialmente Amor. E disso não abrimos mão! Nossa missão é converter corações que estejam distantes do Ressuscitado. Não fazemos “proselitismo político”, mas pregamos o Amor que sempre humaniza a vida. Nossos bispos não são um “câncer”, mas são médicos que tentam curar o mal da cólera nos corações. Não vamos encorajar as confusões, porém, deixemos claro que não negociamos o Amor. Não aceitamos corrupção com o Amor. Aos que perseguem a Igreja e/ou não entenderam o anúncio profético do Amor: Nossa oração. Acreditamos que o único fundamento capaz de suportar a democracia, é uma sociedade justa, fraterna e que ama as diferenças. O antídoto para o ódio sempre será o amor! (Autor: padre Rafael Moreira Campos).

 

Mini sermão
30º Domingo do Tempo Comum (Mc 10,46-52)
Este cego é cada um de nós. Portanto, imitemos Bartimeu: Peçamos ao Senhor, não riquezas, nem bens terrenos, nem honras, mas a luz que nos faz ver. É preciso não perder a chance, é preciso gritar. Dê um grito de fé. Não deixe Cristo passar em vão pelo seu caminho. Tenha a humildade de se reconhecer cego, pobre e necessitado de Deus. Para aproximar-se de Jesus é sempre necessário deixar algo. Por isso, lance fora o manto da indiferença, do ódio, do pecado e da falta de amor. A fé é um caminho de iluminação, cujo clarão sempre é o Amor. (Autor: padre Rafael Moreira Campos).

 

Agenda paroquial: Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Presidente Venceslau.
Missas:
Sábado às 19h – Igreja Matriz;     
Domingo às 09h30 e 19h – Igreja Matriz


Mensagem do Papa

Bartimeu é o último que segue Jesus ao longo do caminho: de mendigo na margem da estrada para Jericó, torna-se discípulo que vai juntamente com os outros para Jerusalém. Bartimeu jaz sozinho na estrada, fora de casa e sem pai: não é amado, mas abandonado. É cego e não tem quem o ouça; e, quando queria falar, mandavam-no calar. Jesus ouve o seu grito. E, quando Se encontra com ele, deixa-o falar. Não era difícil intuir o pedido que faria Bartimeu: é óbvio que um cego queira ver ou reaver a vista. Mas Jesus não tem pressa, reserva tempo para a escuta. E aqui temos o primeiro passo para ajudar o caminho da fé: escutar. É o apostolado do ouvido: escutar, antes de falar. Depois da escuta, um segundo passo para acompanhar o caminho de fé: fazer-se próximo. Fazer-se próximo é levar a novidade de Deus à vida do irmão, é o antídoto contra a tentação das receitas prontas. Testemunhar é o terceiro passo. Ouvir, fazer-se próximo, testemunhar. No Evangelho, o caminho de fé termina, de maneira bela e surpreendente, com Jesus que diz: “Vai, a tua fé te salvou” (10, 52). (Fonte: www.vatican.va/content/francesco/pt/homilies/2018)

 

Padre Rafael Moreira Campos
Adm. Paroquial Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Pres. Venceslau/SP
"Ouse ser o melhor. Ame!"
Instagram @padrerafaelmoreira
Facebook www.facebook.com/rafaelmoreiracampos
Informações: Cúria Diocesana (18) 3918-5000
 

Publicidade

Veja também