Alunos de Iepê se destacam em competição nacional de foguetes no Rio de Janeiro

Jornada de Foguetes, etapa final da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, teve a participação de estudantes de todo o Brasil

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 12/09/2023
Horário 07:12
Foto: Cedida
Alunos top 10 com a professora Salete e o coordenador da OBA e da Mostra Brasileira de Foguetes, João Batista Garcia Canalle
Alunos top 10 com a professora Salete e o coordenador da OBA e da Mostra Brasileira de Foguetes, João Batista Garcia Canalle

Oito estudantes da 2ª série do ensino médio da Escola Estadual Antonio de Almeida Prado, de Iepê, se destacaram na 42ª Jornada de Foguetes, evento que faz parte da etapa final da OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica). O evento inteiramente experimental tem como critério de avaliação o lançamento de protótipos de foguetes feitos pelos próprios competidores a alturas superiores a 100 metros.

Os alunos participaram da Jornada de Foguetes, no final do mês de agosto, em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, após se qualificarem na 17ª Mobfog (Mostra Brasileira de Foguetes), realizada em maio. 

O grupo representou o município na competição, que teve a participação de 240 alunos de todo o Brasil, recebendo premiação de medalhas de ouro e prata, além da oportunidade de conquistar bolsas de iniciação científica do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Incentivo

Desde o início do ano, os alunos são orientados pela professora de química, Maria Salete Damasceno Battilani, sobre todo o processo de treinamento para chegar na competição. Nas aulas, eles fazem pesquisas para definir a proporção exata de substâncias químicas utilizadas para o lançamento dos foguetes, como bicarbonato de sódio e vinagre.

Antes de chegar à competição nacional, os estudantes realizaram estudos e testaram os foguetes, feitos de garrafa pet retornável, embalagens plásticas e adesivo termofixo, para lançamento acima de 100 metros de distância da base.

Os alunos Gustavo Fiocco Silva Botti, Kauan Garcia Malvino e Olavo Gomes de Souza conquistaram medalhas de ouro e o título de top 10, figurando entre os melhores desempenhos de voo do evento, com aproximadamente 215,7 metros.

Já as estudantes Júlia Akemi Meira Doi e Giovana Muhl de Oliveira também receberam medalha de ouro, e ainda, Clara Brandão Franckievicz, Laís Fritsky Souza e Rebeca Ferreira de Castilho Barbosa, que levaram a prata.

Além do excelente envolvimento na edição deste ano, vale ressaltar que a escola participa do evento desde 2012, sendo agora a primeira vez que os alunos entraram para a lista dos top 10.

De acordo com a professora Salete, que também acompanhou o grupo na competição, todos os anos os alunos recebem ajuda da comunidade. “Temos o apoio da gestão da escola, da Prefeitura, com auxílio de transporte, dos moradores que compram rifas para o custeio de hospedagem, além de comerciantes, parceiros da escola e loja maçônica, que contribuem com os passeios culturais e alimentação”, conta. 

Sobre a etapa nacional Mobfog, a professora avalia positivamente a participação da escola pública. “Além de excelente participação no evento, os alunos fizeram boas amizades, trocaram experiências com estudantes e professores de outros Estados, aprenderam muito com o planetário, palestras de astronomia, oficinas de foguetes, visitas a museus e fazendas dos barões do café. Se continuarem com essa disposição e dedicação é seguro que o futuro de todos será brilhante”, ressalta a professora.

Fotos: Cedidas


Alunas de Iepê premiadas com medalha de ouro e de prata


Participação dos alunos da Escola Estadual Antonio de Almeida Prado, de Iepê, na 42ª Jornada de Foguetes

Publicidade

Veja também