"Andando nas Nuvens"

DignaIdade

COLUNA - DignaIdade

Data 19/03/2024
Horário 07:08

Na mesma época da estreia da coluna, estreava em 22 de março de 1999, a novela das 19h “Andando nas Nuvens”, de Euclydes Marinho. A trama girava em torno de Otávio Montana (Marco Nanini), um homem que permaneceu em coma por encefalite letárgica durante 18 anos, quando subitamente recupera a consciência. No entanto, sua memória só retorna de acontecimentos 15 anos anteriores ao trauma, não lembrando de seu casamento e de suas três filhas: Júlia (Débora Bloch), Beth (Vivianne Passmanter) e Celi (Mariana Ximenes). Além disso, tem que se adaptar ao mundo todo novo de costumes e modernidades tecnológicas que desconhecia. Dentre as pessoas que se recorda está Antônio San Marino (Cláudio Marzo) a quem julga ser seu amigo, mas na verdade é o responsável pelo seu infortúnio. Novela de repercussão  discreta na época e que nunca foi reprisada, tinha ainda no seu elenco nomes como Susana Vieira, Renata Sorrah, Otávio Augusto, Marcos Palmeira, Marcello Novaes e Isabela Garcia. Alguns atores da trama já faleceram: Além de Marzo, Nicette Bruno, Hugo Carvana, Antônio Abujamra, Milton Gonçalves e Sebastião Vasconcellos.
    
“Bodas de Prata: 25 anos da coluna DIGNaIDADE”

Em 3 de março de 1999, o jornal O Imparcial  publicou pela primeira vez, esta coluna voltada a assuntos referentes ao envelhecimento, tanto em assuntos pertinentes à saúde do idoso, bem como temáticas que englobem o idoso em suas diversas facetas: social, cultural, familiar e emocional. Inicialmente foi criado como um canal de comunicação entre a população e o Conselho Municipal do Idoso, como forma de divulgar as políticas públicas voltadas para o benefício das pessoas em envelhecimento. Além de editoriais com assuntos diversos, a coluna sempre teve o objetivo de valorização de artistas na maturidade e recordações sobre cultura em outras épocas através do tópico “Túnel do Tempo”, com reminiscências sobre produções artísticas antigas, como novelas, filmes e seriados. Semanalmente também há dicas sobre o que está sendo produzido no momento com artistas idosos, livros sobre o tema, e cultura em geral. Falar sobre o idoso e sua necessidade de valorização constante já era uma necessidade naquela época e permanece fundamental nos tempos de hoje, cada vez mais etaristas. Os assuntos se renovam e se tornam sempre necessários: para se ter ideia, pessoas de 35 anos quando a coluna foi lançada hoje têm 60 anos, mostrando que o tempo torna o assunto sempre propício a novos ouvidos. Novos “ontem” vão sendo acrescidos à vida e o que era moderno e jovial àquela época, já é assunto para lembranças neste mundo tão veloz e dinâmico. Que venham mais 25 anos. Obrigado a todos. 

Dica da Semana

Televisão

Elenco maduro de “Família... É Tudo”: 
A nova novela global das 19h de Daniel Ortiz traz Arlete Salles como grande protagonista fazendo as irmãs gêmeas Frida e Catarina Mancini, aos 85 anos. No elenco, a presença dos experientes Grace Gianoukas (Leda), Jayme Periard (Ramón), Alexandra Richter (Brenda), Cristina Pereira (Marieta) e Ana Carbatti (Fernanda). 
 

Publicidade

Veja também