A Prefeitura de Presidente Prudente publicou o edital de concorrência nº 30/2025, que tem como objetivo a contratação de uma empresa especializada para a substituição da galeria de águas pluviais na Avenida Tancredo Neves, cruzamento com a Rua João Elias Naufal, na zona leste da cidade, local onde há uma cratera aberta desde 2023, aproximadamente.
Com contrato estipulado em R$ 5.114.208,06, o vencedor do processo de concorrência será a empresa que oferecer o menor preço global. O convênio para o envio do recurso foi assinado na manhã desta quinta-feira pelo prefeito Milton Carlos de Mello, Tupã (Republicanos), em São Paulo.
Conforme o estudo técnico elaborado pela Sosp (Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos), assinado pelo engenheiro civil José Eduardo Lima Seole, servidor da pasta, a galeria existente, constituída por tubos do tipo armco (aço corrugado), está completamente obstruída em decorrência do colapso estrutural, além de apresentar avançado estado de corrosão em todo o trecho, o que inviabiliza qualquer ação corretiva.
Diante do quadro, a pasta concluiu no estudo que é imprescindível a substituição integral da galeria para garantir a segurança e a funcionalidade do sistema de drenagem. A obra prevê a execução dos serviços de assentamento de aproximadamente 230 metros lineares de galeria de águas pluviais, utilizando tubos de concreto armado com diâmetro de 2.000 mm.
Ainda segundo dados do estudo técnico preliminar, na execução da obra devem ser movimentados aproximadamente 34.316,67 m³ de terra, correspondentes à escavação da vala para remoção dos tubos antigos e à execução do reaterro após a implantação da nova galeria.
Também serão realizadas as reconstruções dos poços de visita e caixas de passagem em concreto armado, garantindo acessibilidade e manutenção adequada do sistema, a reconstituição total do pavimento da Rua João Elias Naufal, entre outros apontamentos técnicos que devem ser sanados pela empresa vencedora da licitação. A concorrente deve possuir acervo técnico-profissional que comprove experiência em obras deste porte, conforme os detalhes descritos no edital.
Os interessados em participar da concorrência devem se atentar a todas as regras do edital e aos 19 documentos que compõem os anexos. A sessão pública será realizada no dia 14 de novembro, às 9h15, por meio do link app2.licitardigital.com.br/pesquisa/79652.
O convênio para o envio do recurso foi assinado na manhã desta quinta-feira pelo prefeito Tupã, em São Paulo, onde cumpre agendas oficiais em busca de recursos para Prudente.
“A solução deste problema era uma das nossas prioridades e foi acordada com o governador Tarcísio [de Freitas, Republicanos] mesmo antes da nossa posse. Agora, precisamos de uma empresa com expertise para solucionar, de uma vez por todas, e evitar que a situação se agrave”, afirmou o prefeito.
Os primeiros estragos foram registrados nas proximidades da Rua João Elias Naufal, em maio de 2023, quando a cratera se formou devido ao desgaste da galeria subterrânea. Um novo desabamento aconteceu em novembro de 2024, problema agravado por fortes chuvas.