Associação dos Cegos de Prudente comemora 85 anos no dia 9 de abril

Café da manhã reunirá os 120 usuários assistidos de toda região; meta é ampliar atendimento, pois 40 pessoas aguardam na fila de espera

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 07/04/2024
Horário 09:00
Foto: Secom
Fundada em 1939, AFPC tem uma longa história de atendimento especializado a pessoas com deficiência visual
Fundada em 1939, AFPC tem uma longa história de atendimento especializado a pessoas com deficiência visual

A AFPC (Associação Filantrópica de Proteção aos Cegos) de Presidente Prudente celebra seu 85º aniversário no dia 9 de abril, às 9h, com um café da manhã especial para os 120 usuários assistidos, profissionais colaboradores, benfeitores, autoridades municipais e regionais, voluntários e apoiadores de toda região do oeste paulista, na sua sede, localizada à Rua Thomaz Matheus, 500, no Jardim Itapura I.

A AFPC é a única instituição especializada para trabalhar com deficientes visuais em todo o oeste do Estado de São Paulo. Dedicada à assistência social, educação e ao atendimento ambulatorial de saúde, a associação define-se por ser organização social sem fins lucrativos, cuja missão é oferecer atendimento multidisciplinar especializado às pessoas que possuem deficiência visual (cegos e com baixa visão), garantindo-lhes qualidade de vida, autonomia, inclusão e garantia de direitos. A visão de futuro da associação é ter o reconhecimento nacional como referência no atendimento às pessoas com deficiência visual.

Nos últimos dois anos, a associação ampliou seu atendimento de 80 para 120 usuários, de Prudente e outros 15 municípios da região: Alfredo MarcondesÁlvares Machado, Estrela do Norte, Martinópolis, Mariápolis, Osvaldo Cruz, Pirapozinho, Presidente Bernardes, Presidente Epitácio, Presidente Venceslau, Quatá, Rancharia, Regente Feijó, Santo Anastácio e Taciba. Todas essas pessoas são beneficiadas gratuitamente pelos serviços oferecidos, mas há espaço para mais crescimento.

Cerca de 40 pessoas aguardam na fila de espera da AFPC, que trabalha pela autonomia de crianças, jovens, adultos e idosos com alguma deficiência visual grave. Esses cidadãos do oeste paulista sofrem com algum grau de dependência e muitos tiveram suas limitações agravadas por ignorância ou violações de direitos, atitudes discriminatórias e preconceituosas, desvalorização de suas potencialidades e capacidades, falta de atendimento profissional especializado. A dependência de terceiros compromete o exercício da cidadania e o desenvolvimento de suas autonomias, talentos e força produtiva.

Serviços oferecidos

As atividades desenvolvidas pela associação incluem orientação e mobilidade, visitas domiciliares, grupos psicossociais para trabalho com as famílias - oferecidas de acordo com a necessidade individual de cada um que solicita atendimento. O objetivo é garantir condições para a independência, a autonomia e o pleno desenvolvimento em diversas áreas: estudos, formação pessoal e profissional, acesso a diferentes ferramentas tecnológicas, escrita e leitura em Braille, recursos de acessibilidade, regras e comportamentos, desenvolvimento psicológico, habilidades e conhecimentos para uma vida autônoma.

Meta é ampliar atendimento

A partir de uma gestão proativa e eficiente, a AFPC atingiu, em 2023, a capacidade máxima de atendimento: 120 pessoas com deficiência visual oriundas de 15 municípios da região. Mas precisa de mais espaço físico e recursos humanos.

Por isso, neste ano de 2024 começou a ampliação da sede, com recursos oriundos de benfeitores (pessoas físicas, empresários e grandes empresas). Ampliar o prédio e contratar mais profissionais especializados é a meta.

Com foco em sua visão de futuro, a associação já estabeleceu parceria com várias instituições congêneres de renome nacional, como Instituto Benjamin Constant (Rio de Janeiro) e Fundação Dorina Nowill para Cegos (São Paulo), para treinamento dos profissionais que atuam em Prudente.

Como entidade filantrópica, a manutenção da AFPC vem de doações e parcerias, principalmente por meio de repasses do poder público dos municípios atendidos. A associação também está preparada juridicamente para a captação de recursos junto ao governo federal, deputados federais e senadores.

SAIBA MAIS
A Associação Filantrópica de Proteção aos Cegos é uma organização sem fins lucrativos que oferece uma variedade de serviços para deficientes visuais de Prudente e toda a região oeste paulista. Fundada em 1939, a associação tem uma longa história de atendimento especializado a pessoas com deficiência visual. 



 

Publicidade

Veja também