Bairros das zonas Norte e Sudeoste  recebem Mostra do Galpão da Lua

ALINE MARTINS - Da Redação

É neste sábado e domingo; Mhá Vieira & Saulo e a Batucada Luana Barbosa são atrações de PP, de Mirante vem o Circo Milly e, de Brasília, o Randall Circo

COLUNA - DA REDAÇÃO

Data 05/11/2021
Horário 07:08
Foto: Divulgação
Samir, do Randall Circo, um circense multidisciplinar, dedicado ao malabarismo e ao faquirismo
Samir, do Randall Circo, um circense multidisciplinar, dedicado ao malabarismo e ao faquirismo

A arte itinerante continua neste sábado e domingo pelas ruas de Presidente Prudente. Desta vez, percorrerá a zona norte da cidade - Jardim Novo Bongiovani, Residencial São Paulo, Residencial III Milênio, Jardim Leonor, Jardim Panorâmico e Jardim Cobral - e também a região sudoeste, contemplando o Jardim Prudentino, Residencial Monte Carlo e Conjunto Habitacional Ana Jacinta. Ao todo, 20 pontos diferentes distribuídos entre esses bairros receberão atrações de música, cenopoesia e circo. Trata-se da programação da 3ª Mostra Galpão da Lua.
De Prudente participam Mhá Vieira & Saulo e a Batucada Luana Barbosa. De Mirante do Paranapanema, vem o Circo Milly e, de Brasília (DF), o Randall Circo. Para quem ainda não ouviu falar, é o Carro da Arte, que passa com grandes atrações, levando muita alegria para as pessoas, com apresentações rápidas, onde ninguém precisa sair de casa para assistir porque elas acontecem na rua, na calçada, em qualquer lugar. 
Tudo vai acontecer com a presença de uma van-palco, que chega chegando, igual aquele carro do ovo, do produto de limpeza, da pamonha, do churros, do comprador de ferro velho... “É a arte de rua encontrando novamente o seu lugar, abrindo caminhos, com o maior cuidado possível para encantar as pessoas e manter a tradição de que o artista vai onde o povo está!”, explica Tiago Munhoz, um dos integrantes do Galpão da Lua e organizador da mostra.

Atrações prudentinas

Mah Vieira e Saulo apresentam cinepoesias do espetáculo “Marginália e Afrodeus”. A dupla de Prudente faz parte dos movimentos de resistência cultural da cidade, e levará para o público toda a beleza da poesia marginal da juventude. Mah Vieira é poeta, educadora social e militante da Frente Pela Vida das Mulheres. Escritora lésbica, publicou recentemente o seu primeiro livro “Filha da Luta - a Poesia Marginal” como ferramenta de luta e transformação social”. 
Saulo também é poeta e como ele mesmo diz, um “moleque preto e gay de lugar nenhum”. Atualmente é estudante de Geografia pela FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista) de Presidente Prudente.
A Batucada Lua Barbosa abrilhantará as paradas com ritmos brasileiros que servirão de “esquenta” para as demais atrações. Uma batucada é feita por jovens que utilizam a música como instrumento de organização e participação social. O nome da Batucada surgiu em homenagem a Luana de Almeida Barbosa, que teve uma morte violenta, em 2014, ainda jovem, e era integrante do coletivo que hoje leva o seu nome e realiza a mostra.

A alegria do circo

Randall Circo, de Brasília, apresentará números de manipulação de objetos e equilíbrio que utilizam as incríveis técnicas de faquir, uma modalidade circense muito antiga que mistura feitos de resistência corporal ou suposta magia. O artista Samir, do Randall, é um circense multidisciplinar, dedicado ao malabarismo e ao faquirismo. Em 2007, fez a sua primeira participação na convenção internacional de circo e, desde então, vivenciou diversas experiências no mundo do circo. Em 2016, fez aperfeiçoamento artístico na Fundação Circo Nacional da Venezuela. No Brasil, já trabalhou em circos, participou de festivais, ministrou oficinas e fez parcerias com diversos grupos e coletivos.
O Circo Milly trará os mais tradicionais números do circo, como os malabarismos de clave, chapéu, bolinhas, números de contorcionismo e flexibilidade e divertidas gags de palhaço. Os artistas fazem parte de uma família circense tradicional e circulam com um pequeno circo de lona por pequenas cidades e bairros de outras maiores. Atualmente, tem sede em Mirante do Paranapanema.

3ª Mostra Galpão da Lua

A Mostra Galpão da Lua segue até o dia 21 de novembro, sempre aos finais de semana. Ao todo, são 16 artistas e grupos vindos de diversos lugares do Brasil. O formato itinerante da terceira edição da mostra tem o objetivo de não promover aglomeração e assim evitar a propagação da Covid-19, realizando apresentações rápidas, de no máximo 15 minutos, distribuídas em 150 pontos espalhados por bairros e distritos de Prudente. 
A 3ª Mostra Galpão da Lua é uma realização do Ponto de Cultura Galpão da Lua, com o apoio do Ministério do Turismo/Secretaria Especial da Cultura e Governo do Estado de São Paulo/Secretaria da Cultura,  através do ProAC Expresso LAB 60 - “Prêmio por histórico de realização de mostras, festivais, mercados, feiras e festas literárias, premiações e outros eventos culturais”. 
Todas as informações da mostra estão disponíveis nas redes sociais do Galpão da Lua e no seu blog federacaoprudentinadeteatro.blogspot.com/

PROGRAMAÇÃO

SÁBADO - das 15h às 18h
Local: Jardim Novo Bongiovani, Residencial São Paulo, Residencial III Milênio, Jardim Leonor, Jardim Panorâmico e Jardim Cobral
Atrações: Mah Vieira e Saulo, Circo Milly, Randall Circo e Batucada Luana Barbosa

DOMINGO – das 15h às 18h
Local: Jardim Prudentino, Residencial Monte Carlo e Conjunto Hab. Ana Jacinta
Atrações: Mah Vieira e Saulo, Circo Milly, Randall Circo e Batucada Luana Barbosa

Circo Milly: Debora Souza

Artistas do Circo Milly fazem parte de uma família circense tradicional e circulam com um pequeno circo de lona

Foto: Batucada: Fernando Martinez

Jovens que utilizam a batucada, a música como instrumento de organização e participação social



 

Publicidade

Veja também