Banco de Olhos promove live solidária neste sábado

Ação, realizada em parceria com o HRCPP, visa o incentivo à doação de órgãos e tecidos; evento ocorre às 15h, com apresentação dos artistas Edir Noya e Lucas

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 25/09/2020
Horário 08:55
Cedida - Atendimentos com oftalmologista, suspensos por conta da pandemia, foram retomados
Cedida - Atendimentos com oftalmologista, suspensos por conta da pandemia, foram retomados

A ação de incentivo à doação de órgãos e tecidos do Banco de Olhos da Santa Casa de Presidente Prudente e este ano será diferente, realizada de forma virtual, com uma live neste sábado - véspera do Dia Mundial da Doação de Órgãos (27). Para o evento, a entidade conta com a parceria do HRCPP (Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente)
A live solidária terá a apresentação dos artistas Edir Noya e Lucas. O público que assistir poderá ajudar a entidade com doações e participar de um sorteio pela página do HRPP para concorrer a uma TV 32 polegadas. 
O Banco de Olhos faz transplante e captação de córneas, cirurgias de catarata e desenvolve o projeto Saúde Visual do Escolar, que realiza testes de acuidade visual em estudantes do 6º ano de escolas públicas de Presidente Prudente. No ano passado, foram atendidos 2.273 alunos pelas equipes do Banco de Olhos e Faculdade de Medicina da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista). Os estudantes que apresentam algum problema são encaminhados para uma consulta com oftalmologista e, em caso de necessidade, é feita a liberação de óculos sem custos. 
Em parceria com Lions Clube Centenário, 376 alunos foram beneficiados em 2019. O presidente do Banco de Olhos, Irineu Sesti Filho, destaca que em dez anos de atividades, o projeto já atendeu mais de 23 mil estudantes. Neste ano, com escolas fechadas por causa da pandemia, esses atendimentos tiveram que ser suspensos, mas as consultas já foram retomadas.
Durante a live, o Banco de Olhos também irá orientar o público sobre a importância da doação de órgãos. De acordo com levantamento da ABTO (Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos), com a pandemia a taxa de doadores efetivos no país caiu 6,5% em comparação com o primeiro semestre do ano passado.  Por isso, Sesti enfatiza que é essencial que a pessoa expresse em vida o desejo da doação. Não é necessário deixar nada por escrito, mas é fundamental comunicar a família.
 
SERVIÇO
A live solidária será realizada neste sábado, a partir das 15h, com transmissão pelo Facebook e YouTube do Hospital Regional do Câncer.


 

Publicidade

Veja também