Carnaval 2021

OPINIÃO - Walter Roque Gonçalves

Data 30/01/2021
Horário 05:00

O Brasil, conhecido mundialmente como o país do carnaval, terá que se curvar à pandemia e adiar o que muitos chamam de “o maior espetáculo da Terra”. Por outro lado, há aqueles que criticam o evento devido aos quatro dias que “o país para”, ou ainda na perspectiva moral, pelo fato da bebida, sexo e sensualidade estarem explicitamente presentes.  O evento é mais do que uma festa! É também expressão da nossa cultura e turismo, que movimenta a economia nas cidades em que ocorre. Por que não olhar o carnaval pelo melhor ângulo?
Marcel Balassiano, economista da FGV (Fundação Getúlio Vargas), em artigo sobre a importância do carnaval para o Rio de Janeiro, publicado no site carnavalesco.com.br, fundamenta a importância econômica do evento: “Durante o ano inteiro, milhares de ferreiros, costureiras, artistas plásticos, pessoal da faxina, segurança, carnavalescos, cantores, entre diversas outras funções, trabalham nos barracões e quadras das escolas de samba [movimentando bilhões de reais anualmente]”, diz Balassiano.

O evento é mais do que uma festa! É expressão da nossa cultura e turismo, que movimenta a economia nas cidades em que ocorre

Para complementar, dados da Riotur (Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro) comprovam a força do impacto do carnaval na economia do Rio de Janeiro, que é no entorno de R$ 4 bilhões. É a economia criativa que emprega milhares de pessoas direta e indiretamente, sem contar os informais que também são beneficiados. A liberdade exagerada dos foliões pelo qual o carnaval também é conhecido e muitas vezes condenado, não deve ser o fator decisivo, mesmo porque tal comportamento não é exclusividade dos carnavalescos.
Portanto, o carnaval não para o país, pelo contrário o ajuda a crescer. Quanto à libertinagem, é compreensível o repúdio, mas temos que lembrar que tal comportamento está presente em muitos outros eventos e não somente no carnaval, evento este que acolhe inclusive crianças e famílias que buscam apenas se divertirem. Em 2021, a festa será adiada, mas - como tudo nesta pandemia – temos a oportunidade de refletir, reavaliar, aprender e evoluir, pois se tudo tem um lado bom, o carnaval também o seu.


 

Publicidade

Veja também