Cidadescola promove ação com o cordelista Jesus de Burarama

Atividades, alusivas ao folclore, contemplaram os alunos das escolas municipais Maria do Socorro Brito de Almeida e Catarina Martins Artero

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 23/08/2023
Horário 19:36
Foto: Cedida
Atividades, alusivas ao folclore, contemplaram alunos das escolas Maria do Socorro Brito de Almeida e Catarina Martins Artero
Atividades, alusivas ao folclore, contemplaram alunos das escolas Maria do Socorro Brito de Almeida e Catarina Martins Artero

Em alusão ao Dia do Folclore Brasileiro, celebrado ontem, o Programa de Educação Integral Cidadescola está trabalhando com a temática Cultura Popular durante todo o mês. Como parte das atividades alusivas à data, promoveu uma aula especial com o cordelista Jesus de Burarama, no polo de Atividades Educacionais José Carlos Pimenta.

As atividades, realizadas na última terça-feira, contemplaram os alunos das escolas municipais Maria do Socorro Brito de Almeida e Catarina Martins Artero, que abordaram o cordel e suas características, suas origens e como é produzido.

O artista fez uso de diversos materiais para ilustrar a fala sobre o referido tema, fazendo uso de banners, fantoches, matriz de madeira para xilogravura e livros de cordéis. A atividade aconteceu na oficina de Hora do Conto, da oficineira Cida Santos, e foi acompanhada pela articuladora Lilian Paris e pela orientadora pedagógica Valdirene Rosa.

De acordo com a articuladora, os alunos ficaram encantados com o bate-papo com o escritor e com tudo que apreenderam sobre a cultura popular.

Sobre o escritor, músico e cordelista

Renato de Jesus Souza Silva (Jesus de Burarama), 65 anos, nascido no então distrito de Burarama (hoje, Capitão Enéas - MG), residente em Presidente Prudente, ativista cultural há mais de 40 anos, é um arte-educador, promotor e produtor cultural que se descobriu escritor, cordelista e caipirólogo dentro dos próprios eventos que criou.

Considerado o criador da modalidade Encontro de Violeiros no Oeste Paulista, quando idealizou em 2001 o 1º Encontro de Violeiros e Cantadores de Irapuru, que se transformou no Caipirapuru, a melhor e principal festa da cultura caipira da região, criou também os principais eventos do gênero da região, com cerca de 12 projetos seus premiados pelo ProAC (Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo), sendo o último o 1º Festival de Cultura Caipira do Matarazzo, realizado em Prudente de 24 a 26 de junho de 2022.

A partir de 2004 focou seu interesse cultural no fomento da cultura caipira, ocasião em que criou o Clube Amigos da Viola, confraria de apoio à cultura caipira, através do qual promove a música raiz e a viola caipira.

Em 2009, pelo ProAc nº 08, de Apoio às Culturas Tradicionais, editou seu livro cordel “A história do Caipira – de Jeca Tatu aos Sem Terras”, baseado no livro de Antônio Cândido, “Parceiros do Rio Bonito”, que lançou em 2010, tornando-se oficialmente escritor, sendo que nos últimos 12 anos tem levado seu Cordel Caipira através de oficinas de cordel e palestras em mais de30 municípios no oeste paulista e em outras regiões, com destaque a Porto Murtinho e Amambái (MS), onde além do seu livro, divulga e distribui muitas vezes gratuitamente, cerca de 60 folhetos de cordel de sua autoria, feitos por computador, com temas ligados à cultura caipira e ao folclore tradicional.

Além de projetos premiados pelas Secretarias de Cultura do Estado e do município de Prudente, pelo Ministério da Cultura, em 2010, teve seu projeto “O Cordel no Resgate da Cultura Caipira” premiado no Programa Mais Cultura de Literatura de Cordel, Edição Patativa do Assaré. Em 2013, através do Clube Amigos da Viola, seu projeto “Comitiva Caipira – Resgatando a Cultura Caipira no Oeste Paulista” foi contemplado no Prêmio Culturas Populares – 100 anos de Mazzaropi. Em 22 de outubro 2018, foi contemplado como Mestre de Cultura Popular pelo Ministério da Cultura, dentro do Prêmio Culturas Populares 2018, edição Selma do Coco.

Em 15 de dezembro de 2020, pelo Edital ProAc Expresso Lei Aldir Blanc Nº 50/2020 – “Prêmio por Histórico de Realização em Literatura”, teve contemplado seu Projeto “Saci Pererê Contra Raloím – Difundindo a Cultura Caipira no Oeste Paulista”, que continua em realização em escolas da região.

 

Publicidade

Veja também