Como ter segurança na administração de medicamentos em idosos

OPINIÃO - Sergio Munhoz Pereira

Data 20/12/2023
Horário 05:00

Idosos, normalmente, tomam entre quatro e seis tipos de medicamentos. Alguns, mais de dez, ou até 20. Isso parece surpreendente, mas para manter controle da saúde mental, saúde do coração, controle do diabetes, bom sono, pode ser necessário muitos remédios.
O importante é que pessoas que estão responsáveis pelo cuidado do idoso, sejam familiares ou cuidadores terceirizados, precisam estar atentos aos cuidados na administração e especialmente, ao local de guardá-los.
Discussões quanto manter boa higiene, evitar os longos cochilos durante o dia, para não trocar o dia pela noite, fazê-los comer alimentação adequada e exercitarem regularmente, não é fácil, mas, nem sempre fazê-los tomar uma quantidade grande de remédios é possível, o que pode trazer grandes complicações.
Já atendi pacientes idosos onde a troca de remédios, entre o casal, quase proporciona situação trágica. Especialmente, por morarem sozinhos. 
Para que você, filho ou cuidadores, possa ter segurança na administração dos remédios sempre será importante:
1-Observe a data da validade dos remédios. Nunca tome medicamentos vencidos. Nunca mesmo, mesmo que tenha passado um dia. 
2- Todas as receitas prescritas pelos médicos devem estar no local próximo aos remédios, caso ocorra alguma dúvida, na dose ou horário, ou mesmo tempo de administração.
3- Não temos hábitos de ler instruções de eletroeletrônicos ou mesmo bulas de medicamentos. Mas é importante particularmente sobre os possíveis efeitos colaterais. Pegue uma caneta marcador e risque, caso ocorra uma das complicações
4- Parece hábito de muitas pessoas tirarem os remédios das suas embalagens originais, e colocarem em caixinhas com as doses diárias. Não faça isso. Deixe sempre nas caixas, pois além de estarem sendo protegidas do calor, servem de controle da quantidade ingerida ou ainda a ser ingerida.
5-Quando os remédios forem líquidos, como xaropes, guardá-los na geladeira pode ser adequado segundo o fabricante. Sempre empregar o medidor para remédios na forma liquida. Evite colheres caseiras.
6-Nunca passe o bico do tubo dos remédios diretamente nas feridas ou na pele para não contaminar os medicamentos. Também tome cuidado para não passar nos seus olhos, especialmente pomadas ou colírios. Lavar em seguida.
7- Sabemos que remédios são caros, e por isso, não abra mais de uma caixa de remédios ao mesmo tempo. Se comprou mais de uma, veja o prazo da validade mais próximo e utilize este primeiro.
A segurança do seu ente querido idoso é fundamental para uma boa qualidade de vida.
 

Publicidade

Veja também