Em um talk show exclusivo promovido pela Mampei Funada, o executivo alemão, Rüdiger Leutz, CEO da Porsche Consulting, esteve em Presidente Prudente para revelar os detalhes da parceria inédita com a construtora prudentina no lançamento do Edifício Aura. A conversa, mediada por Renato Funada, CEO da Mampei, revelou como a expertise da marca de luxo alemã está sendo adaptada para o setor imobiliário local, com o objetivo de gerar valor para investidores e clientes finais.
Leutz explicou que a Porsche Consulting, que nasceu para otimizar os processos de fabricação de veículos, expandiu sua atuação para outros setores, incluindo a construção civil. A busca por inovação constante e a filosofia de "Porsche é Porsche porque sempre nos transformamos" são os pilares dessa consultoria. "A gente não faz inovações para ficar na moda. A gente aplica essas inovações se tiver um impacto positivo em três pontos: aumentar eficiência, aumentar produtividade ou aumentar qualidade", afirmou Leutz.
Qualidade e pontualidade: o DNA da Porsche na construção
O executivo traçou um paralelo entre o mercado de alto luxo de automóveis e o de empreendimentos imobiliários de alto padrão. Para a Porsche, o principal fator de diferenciação não é a velocidade, mas sim a qualidade. Essa mesma busca pela excelência é o que a consultoria está transferindo para a construção do Edifício Aura.
Um dos pontos mais criticados por Leutz no mercado imobiliário brasileiro é a falta de previsibilidade, com contratos que aceitam atrasos de até seis meses. Em contraste, a Porsche tem como meta a entrega na data exata ou até mesmo antecipada. A consultoria, que trabalha com uma abordagem "mão na massa", promete treinar a equipe da obra para alcançar essa disciplina e precisão.
Customização e redução de desperdício
Outro conceito fundamental da Porsche que será aplicado no Edifício Aura é a customização eficiente. Inspirados na fábrica de carros, onde cada veículo é único e adaptado ao gosto do cliente sem gerar desperdício, o projeto da Mampei Funada terá o "MF Customiza". Os futuros moradores poderão personalizar seus apartamentos em um momento oportuno, evitando o que Leutz chamou de "desperdício" de ter que quebrar paredes e pisos após a entrega.
A parceria, a primeira com uma construtora no interior paulista, já traz resultados visíveis, como o aumento da "centralidade no cliente". O objetivo é "elevar o nível da construção civil no Brasil para um outro patamar, onde o cliente final tenha claramente os efeitos" de um processo mais eficiente, com menos desperdício e um produto final de alta qualidade. A expectativa é que, assim como em projetos anteriores da Porsche Consulting, a parceria resulte em aumento de produtividade, satisfação do cliente e uma entrega pontual.
PÚBLICO DO NEXT TALK DE TERÇA-FEIRA, NO AUDITÓRIO DA CENTRAL DE DECORADOS MAMPEI FUNADA