De onde vêm as boas ideias

OPINIÃO - João Cezário

Data 08/11/2023
Horário 05:00

Empreendedorismo é o conjunto de ideias, pesquisas, observações e relatos sobre a ação de empreender. Aborda múltiplas dimensões da ação de empreender: o empresarial, social, científico, artístico e cultural, entre outros,
Imaginar, desenvolver e realizar são os verbos transversais à resolução de problemas e tem como gênese as ideias que são conexas a outras ideias e pensamentos convergentes e divergentes,
A criatividade parte de um conjunto de informações obtidas pelo explorador, personagem clássico, sinônimo do pesquisador.
A experiência como consumidor é um fato gerador para você detectar quais são os atributos de um produto ou serviço que poderiam ser inovados, alterados, suprimidos e trocados por outros.
Cito o exemplo da franquia da Academia Curves para mulheres casadas que precisam de atividades físicas, mas não querem ficarem ao lado de jovens que malham freneticamente e se olham no espelho. O empreendedor da franquia fez estações rotativas de equipamentos semelhantes ao pilates, tirou todos os espelhos e em um período de tempo de 45 minutos elas podem se exercitar e conversar, trocar receitas e melhorar a sua condição física.
Também se aprende como empregado, ao observar processos presentes, fornecedores e clientes que podem inspirar um negócio semelhante, com supressão de alguns aspectos e inovação em outros.
Conversas, leituras, eventos, trabalhos acadêmicos, visitas técnicas e viagens são poderosos indutores da criação de ideias que ficam no subconsciente e que vão se juntando em chamado “palpite lento” até se configurar em uma possibilidade a ser estudada.
O nosso repertório é como se fosse um mapa de oportunidades que se apresenta de forma a configurar uma ideia promissora.
O fato de estarmos em um contexto urbano que cria conexões, possibilidades, habilidades complementares e cria um cenário favorável ao empreendedorismo como foi o da Revolução Industrial em que as cafeterias e pubs foram o ambiente propício ao nascimento de múltiplas tecnologias que observamos ao longo do século.
A transformação tecnológica rápida que estamos vivendo cria uma nova dimensão disruptiva em que voltaremos a relatar em outro futuro artigo.

Publicidade

Veja também