É de pequeno que se aprende a lidar com o dinheiro

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 01/10/2023
Horário 05:12

Como diz o sábio ditado popular, “de pequenino é que se torce o pepino”. E isso deve ser levado em consideração também em relação às finanças. Isso porque, quanto mais cedo uma pessoa sabe lidar com o dinheiro, maior a probabilidade de ela saber controlar suas finanças com o passar dos anos. Infelizmente, no Brasil, muitas famílias enfrentam crises financeiras capazes de comprometer sobremaneira sua qualidade de vida, gerando brigas, discussões, separações, sem contar as inúmeras privações e dores de cabeça.

A maioria dos brasileiros cresce sem ao menos ter compreensão sobre o que é um ativo e um passivo. Muitos acabam adquirindo dívidas, que se tornam uma verdadeira bola de neve. Quando se dão conta, a remuneração mensal não é capaz de suprir as necessidades básicas da família, isso sem entrarmos no mérito do investimento, que é o pilar básico para se ter uma aposentadoria mais tranquila. Muitos passam a vida sem perceber que “dinheiro não leva desaforo”. No entanto, se bem aplicado e investido, ele se torna o “empregado dos sonhos”, que trabalha 24 horas por dia, sete dias por semana, dando vida aos tão almejados juros compostos.

Na era das redes sociais, as pessoas ficam cada vez mais tentadas a fazer exatamente aquilo que não deveriam, ou seja: “comprar o que você não precisa, com o dinheiro que você não tem, para impressionar pessoas que você não conhece, a fim de tentar ser uma pessoa que você não é”. Não é à toa que a popuçação está cada vez mais endividada....e triste.

Como noticiado por O Imparcial, mais de 78 mil moradores de Presidente Prudente estão inadimplentes, o que corresponde a aproximadamente 35% do número de habitantes do município (225 mil pessoas, conforme o censo de 2022). Eles somam dívidas que chegam a R$ 518,4 milhões, com média de R$ 6,6 mil para cada um. Os números são referentes a agosto e fazem parte do Mapa da Inadimplência da Serasa, levantamento mensal que apresenta o cenário de endividamento no Brasil.

Vamos fugir dessa triste estatística, tentando levar uma vida mais simples e que, segundo os sábios que resistiram ao teste do tempo, é a maneira mais eficaz de encontrar a felicidade!

Publicidade

Veja também