Dez dicas como encerrar o ano com melhora do cérebro na terceira idade

OPINIÃO - Sergio Munhoz Pereira

Data 08/11/2023
Horário 04:30

Pensamos sempre em cuidar do coração, do fígado, da coluna, dos músculos, e às vezes esquecemos de quem comanda tudo isso: o cérebro!
São muitas as possibilidades de melhorar o cérebro, mas tamanha complexidade de estruturas e funções, um grande tradutor de informações do ambiente para que possamos tomar decisões e sobreviver.
Cada vez que o cérebro envia mensagens para o corpo, ele recebe vários sinais de volta, que são responsáveis por regular cada atividade em relação ao ambiente.
Acredito que o cansaço, tanto para jovens, mas especialmente a nós da terceira idade, está batendo à nossa porta, neste finalzinho de ano, e está difícil ter energia para cumprir as tarefas básicas do dia a dia, 
Algumas recomendações para manter o cérebro bem são básicas, ou melhor, sempre as mesmas dicas, mas que na terceira idade, muitas vezes não são obedecidas.
Vamos ver:
1-Alimentaçao saudável. Sabemos que nenhuma dieta milagrosa é boa, mas o equilíbrio é o caminho mais seguro para um cérebro saudável. É importante escolher alimentos estratégicos que ajudam no intestino, para o coração, é bom para o cérebro!
2 - Bons relacionamentos são fundamentais na terceira idade. Precisamos de referência, somos seres sociais, e dependemos muito dos outros, então bons relacionamentos significam que seremos mais equilibrados.
3- Ajudar outras pessoas é uma ação que gera emoções positivas, que perduram por bastante tempo.
4 - Perdoar. Pode ser difícil na terceira idade, pois muitas marcas estão profundas, mas com certeza perdoar é aceitar que algo aconteceu e passou.
5 – Jogos, especialmente de tabuleiro, têm a capacidade de promover diversão e melhoram uma gama de estratégias e aperfeiçoamento de habilidades cognitivas.
6 - Tirar fotos é importante, pois além de ajudar na memória, se você é tímido e começa a se fotografar, o exercício de se enxergar, explorando seus ângulos e expressões, faz com que o cérebro seja mais autoconfiante!
7 - Aprender algo novo é o segredo das pessoas que chegam à casa dos 90 anos, lúcidas e produtivas.
8 - Insira técnicas de memorização no seu dia a dia – tanto técnicas internas que usam jeitos de pensar, quanto técnicas externas que usam apoios como lembretes e bilhetes. São úteis para melhorar a habilidade de gerenciar informações.
9.   Mexa em um jardim. O contato com a terra e a natureza comprovadamente diminui a ansiedade e aumenta a sensação de bem-estar com a vida. 
10.   Toque música. Aprender qualquer instrumento musical é um exercício mental excelente para as habilidades cognitivas.
São dicas para um finalzinho de ano, com aprendizado e, especialmente, exercícios para o cérebro.

Publicidade

Veja também