A qualidade dos diagnósticos laboratoriais na região de Presidente Prudente deve ser impulsionada por grandes avanços tecnológicos. O Dr. Luiz Ernesto, diretor do Laboratório Exame, acaba de retornar do 57º CBPC/ML (Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial), realizado no Riocentro, Rio de Janeiro. O evento, que anualmente reúne mais de 4 mil especialistas de todo o mundo, serviu como um mergulho nas tendências que estão transformando a área da saúde.
A principal temática do congresso, segundo Dr. Luiz Ernesto, foi a IA (Inteligência Artificial) e seu papel na medicina laboratorial. A busca por maior velocidade e precisão nos resultados é a força motriz dos novos investimentos.
"Foram quatro dias de imersão, dentro de um contexto, principalmente, de Inteligência Artificial, que hoje é um foco muito grande para que a gente dê velocidade e, acima de tudo, melhor visão nos diagnósticos," afirmou Dr. Luiz Ernesto. Ele destacou o objetivo de usar a IA para que as avaliações sejam mais rápidas e permitam um modelo comparativo eficaz com exames anteriores.
Nova geração de equipamentos e qualidade
Além da IA, a modernização do parque tecnológico do Laboratório Exame está em curso. O diretor mencionou a aquisição de aparelhos novos com leituras a laser e alta sofisticação, que garantem maior sensibilidade nos resultados dos exames.
"Com isso, a gente ganha, além de velocidade, uma qualidade maior e uma tranquilidade em termos de integração de resultados," explicou. Ele ressaltou que a automatização, guiada por protocolos rigorosos, visa a segurança do paciente e uma condição de avaliação mais rápida e adequada, sem, no entanto, dispensar a importância da equipe humana.
Reforço em genética e biologia molecular
A participação no congresso também rendeu novas e importantes parcerias. O LabRede, que o Dr. Luiz Ernesto integra como conselheiro, firmou uma colaboração estratégica com uma geneticista.
"Nós também estamos trazendo uma geneticista, onde fizemos uma parceria forte, incorporamos ela ao LabRede", disse. Essa parceria visa dar suporte diário em exames de biologia molecular, como testes do pezinho e análise de genes, facilitando o isolamento de marcadores solicitados por médicos para diagnósticos mais adequados e precisos.
Compromisso com o paciente e regulamentação
O diretor concluiu que a participação no CBPC/ML reforça o compromisso do Laboratório Exame em trazer conhecimento e tecnologia de ponta para Presidente Prudente.
"Houve modificações que a Anvisa nos colocou, com as normas regulamentadoras novas. Então, tudo isso nós estudamos para que a gente possa trazer todas as adequações necessárias para melhor atender o paciente e a segurança deste paciente", finalizou, garantindo que a inovação científica está sendo conectada ao cuidado diário e à segurança dos pacientes da região.
DR. FERNANDO (AUDITOR PALC); DR. FRANCISCO CLAUDINO (LABORATÓRIO CLAUDINO - OURO PRETO E VICE-PRESIDENTE LABREDE); MARIA MARIANA - GESTORA DE RELACIONAMENTOS AUTOLAC (TI); E LUIZ ERNESTO PASCHOALIN, DURANTE O 57º CONGRESSO BRASILEIRO DE PATOLOGIA CLÍNICA/MEDICINA LABORATORIAL
DR. LUIZ ERNESTO E FERNANDO TREMATORE, BIOMÉDICO DA SIEMENS