Dicas de segurança para uso de medicamentos na terceira idade

OPINIÃO - Sergio Munhoz Pereira

Data 03/05/2023
Horário 04:30

Se você, como eu, tem sob seus cuidados um ente querido idoso, sabe que será desafiadora esta fase. Discussões quanto manter boa higiene, evitar os longos cochilos durante o dia, para não trocar o dia pela noite, fazê-los comer alimentação adequada e exercitarem regularmente, não é nada fácil.
Também é importante lembrar que a terceira idade necessita, diariamente, no mínimo três, quatro ou mais medicamentos. São situações comuns como pressão alta, diabetes, insônia e dores.
Falando em remédios o seu uso deve ser adequado nos horários, nas doses bem como guardá-los para evitar riscos e para obter os efeitos desejados.
Algumas dicas básicas:
Observe sempre a data da validade dos remédios. Nunca tome medicamentos vencidos.
As receitas médicas devem estar no local que ficarem os remédios, caso ocorra alguma dúvida.
Leia sempre a receita médica e o nome dos medicamentos na caixa ou vidro para evitar trocas.
Nunca tire os remédios das suas embalagens originais, e nem risque demasiadamente as caixas para poder ver as informações.
Mantenha todos os medicamentos em lugares frescos e seco. Atenção: Nunca guarde juntos com produtos perfumaria, alimentos e limpeza.
Os medicamentos podem ficar nas caixas quando um responsável vá administrar. Já quando o próprio idoso vai sozinho tomar, a quantidade para no máximo dois dias.
Quando os remédios forem líquidos, como xaropes, guardá-los na geladeira pode ser adequado segundo o fabricante. Não se pode guardá-los próximo do congelador, nem na parta da geladeira, devido à variação de temperatura. 
Sempre empregar o medidor para remédios na forma liquida. Evite colheres caseiras.
Lavar as mãos antes de manusear medicamentos. Caso o comprimido ou xarope escorra pelas suas mãos, é importante também lavar bem as mãos com água e sabão.
Nunca passe o bico do tubo dos remédios diretamente nas feridas ou na pele para não contaminar os medicamentos. Também tome cuidado para não passar nos seus olhos especialmente pomadas ou colírios. Lavar em seguida.
Para efeito de economia e segurança não abra mais de uma caixa de remédios ao mesmo tempo. Muitas vezes o prazo da validade está próximo e pode perder, ou numa próxima consulta médica tenha que modificar o medicamento (e a farmácia pode trocar).
Finalmente, quanto ao destino dos papéis que contém os comprimidos, dos vidros, ampolas ou seringas, procure farmácia para descartar. A reciclagem propicia muitas vezes fabricação de andador, bengalas e até cadeira de rodas.
 

Publicidade

Veja também