A educação municipal de Emilianópolis foi destaque no cenário paulista. Neste mês, o TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) realizou uma cerimônia em comemoração aos 10 anos do IEG-M (Índice de Efetividade da Gestão Municipal), e a cidade foi premiada duas vezes por suas obras práticas na área da educação.
Segundo a Prefeitura, o evento teve como objetivo homenagear gestores públicos, servidores e projetos de sucesso que contribuem para o aprimoramento da gestão municipal em diversas áreas. Entre as categorias de reconhecimento, o destaque ficou para o i-Educ - indicador que avalia a efetividade da gestão educacional dos municípios paulistas com base em critérios como infraestrutura escolar, qualidade do ensino, acesso e permanência dos alunos.
Emilianópolis foi um dos 14 municípios premiados em todo o Estado e o único a conquistar duas premiações pelos projetos:
- Implantação da educação em tempo integral, com toda a estrutura e oficinas;
- Plano de Combate ao Absenteísmo, com a busca ativa de estudantes com baixa frequência, que tem gerado maior permanência dos alunos na escola.
De acordo com a Prefeitura, os prêmios representam o reconhecimento do “excelente trabalho” desenvolvido pela equipe da educação municipal, envolvendo gestores, professores, funcionários, pais e alunos. O prefeito de Emilianópolis, Elton Munhoz (Podemos), recebeu as premiações em nome do município e reforçou o compromisso da administração com a melhoria contínua da educação pública.
Recentemente, Emilianópolis também conquistou o Selo Ouro do CNCA (Compromisso Nacional Criança Alfabetizada), concedido pelo MEC (Ministério da Educação). A administração ressalta que essa conquista reforça a consolidação da cidade como referência em qualidade educacional na região e no Estado. “Os resultados são fruto de um trabalho coletivo e de uma gestão comprometida com o futuro das crianças e adolescentes do município”.