Em Prudente, lojistas já apostam na venda de itens natalinos

Comerciantes relatam que demanda ainda é baixa e deve aumentar no mês que vem; em algumas lojas consultadas pela reportagem houve aumento nos preços dos enfeites de Natal

PRUDENTE - CAIO GERVAZONI

Data 30/10/2022
Horário 08:33
Foto: Caio Gervazoni
Estabelecimentos comercializam enfeites natalinos em meio a artigos para Halloween e itens verde-amarelos para Copa do Catar
Estabelecimentos comercializam enfeites natalinos em meio a artigos para Halloween e itens verde-amarelos para Copa do Catar

Falta pouco menos de dois meses para o Natal. E mesmo em meio ao período de vendas de itens de Halloween e de artigos verde-amarelos para a Copa do Mundo do Catar, alguns lojistas já apostam na comercialização de enfeites natalinos. A reportagem de O Imparcial foi até a região central do comércio prudentino, na área que enquadra o calçadão da Rua Tenente Nicolau Maffei, verificar se a temperatura do termômetro de vendas natalinas já está em alta em estabelecimentos do segmento de presentes e utilidades.
Gerente da loja Labelle Presentes, Karina Borges indica que a venda de itens natalinos teve início na semana passada e ainda é menor em relação às outras utilidades comercializadas pelo estabelecimento, muito por conta da época. “Por enquanto ainda está menor porque ainda é outubro. A procura [por itens natalinos] começou semana passada. Há uma procura maior aqui na loja por pisca-piscas e luminárias”, pontua. 
Segundo a lojista, os preços dos enfeites natalinos “aumentaram bastante” se comparados aos valores do mesmo período de 2021. “Por exemplo, as árvores de Natal aumentaram numa faixa de R$ 100 do que [em relação ao] ano passado”, exemplifica a gerente da loja Labelle Presentes, que, apesar da alta nos preços dos enfeites de Natal, como o das árvores natalinas, crê que as vendas serão melhores do que ao final de 2021. “Então, este fim de ano está sendo bem movimentado. [...] O Halloween neste ano vendeu mais que no ano passado”, indica.
Quando questionada sobre os itens verde-amarelos para a Copa de 2022, Karina é pontual. “Então, na relação de itens para a Copa, os artigos estão sendo mais vendidos para as Eleições do que para o torneio em si”, completa a vendedora. 

Tentativa de segurar reajuste

Kelly Yin, da loja de artigos e utilidades Iris Park, pontua que o estabelecimento está tentando segurar os preços de 2021 a respeito dos valores atuais dos itens natalinos. “Os preços não sofreram tantos reajustes. A gente tenta manter equiparado ao do ano passado”. A comerciante relata que as vendas de Natal geralmente começam a aumentar em novembro. “Está apenas começando. Poucos enfeites acabam saindo [agora]. De árvores natalinas ainda não vendi nenhuma”, expõe Kelly, que vislumbra: “Depois que cair a primeira [parcela] do 13º em novembro, vai ter um aumento”.

“Clientes pediram"

“Papai Noel, árvores de Natal e os enfeitinhos, como as bolinhas, os pisca-piscas. Está tendo bastante procura viu”, discorre a operadora de caixa da loja Léo Presentes, Thaís Fernanda Nascimento, sobre a venda de artigos referentes à época natalina. “Tudo tem tido uma saída boa: os enfeites de Natal, as bolinhas, guirlandas, cortinas”, complementa a lojista, e indica que em alguns destes itens o reajuste foi considerável. “Não dá para ter uma média do reajuste, mas cortinas, cascatas, árvores de Natal tiveram uma alteração grande”. “Neste ano, a gente antecipou um pouquinho as vendas, porque os clientes pediram bastante”, completa. 

Foto: Caio Gervazoni

Lojistas apontam alta nos preços dos itens de Natal em relação a 2021

Enfeites de Natal disputam espaço com adereços verde-amarelos

Publicidade

Veja também