Formação de professores e desenvolvimento

OPINIÃO - Thiago Granja Belieiro

Data 06/05/2021
Horário 04:30

Japão e Coreia do Sul, países quase feudais no século XIX, sem indústrias e comércio desenvolvido, com servidão no campo e quase a totalidade da população analfabeta, têm hoje desenvolvimento econômico, social, educacional e tecnológico de fazer inveja. 
O segredo dessa transformação, iniciada no Japão no final do século XIX e na Coreia do Sul na década de 1940, foi a construção de uma sólida política educacional alicerçada na formação de professores, na valorização da carreira docente e na construção de uma escola pública de excelente qualidade. Por lá, o sonho de muitos jovens é serem professores!
Em Presidente Prudente, a história da formação de professores tem na Faculdade de Artes, Letras, Ciências e Educação de Presidente Prudente, a querida Faclepp, um local privilegiado. Início histórico da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), a Faclepp foi fundada em 1972, com os cursos de Estudos Sociais, Letras e Pedagogia. 

Início histórico da Unoeste, a Faclepp foi fundada em 1972, com os cursos de Estudos Sociais, Letras e Pedagogia

Em quase cinco décadas de existência, a Faclepp formou milhares de professores, da região e do Brasil. Não é difícil supor que a quase totalidade dos prudentinos teve mais de um professor formado na Faclepp. Também não é difícil supor o quanto a Faclepp vem contribuindo para o desenvolvimento educacional, econômico e social do oeste paulista nesses quase 50 anos.
É verdade que as licenciaturas atravessam hoje um dos seus momentos mais difíceis. A ausência de uma política nacional de formação de professores, aliada à desvalorização da carreira e o baixo status da profissão, pode contribuir para um possível apagão na formatura de docentes e futuramente, da própria educação básica. 
Apesar desse cenário, a Unoeste oferta, através da Faclepp, mais de dez cursos de licenciatura, presenciais e híbridos. E ainda, através do Nead (Núcleo de Educação à Distância) a universidade oferece 11 licenciaturas em formato EaD. História e tradição educacional por um lado, inovação e tecnologia educacional de outro. 
A tecnologia educacional é que permite com que a mesma tradição e história dos cursos presenciais da Unoeste cheguem a alunos de todo o Brasil. Mas é através dos bancos escolares da Faclepp que o desenvolvimento e o futuro de Presidente Prudente e do oeste paulista estará garantido. 


 

Publicidade

Veja também