"Gaivotas"

DignaIdade

COLUNA - DignaIdade

Data 08/03/2022
Horário 07:08

Em 1979, a TV Tupi contratou a peso de ouro o diretor Walter Avancini, responsável por grandes novelas da Rede Globo para alavancar sua produção em teledramaturgia. Avancini teve carta branca para contratar grandes nomes para fazer uma grande novela e para tanto chamou o autor Jorge Andrade para escrever o texto de “Gaivotas”, que acabou sendo levada ao ar às 21h30. Trouxe diversos astros da Globo, da própria Tupi e outros afastados formando um time de peso: Rubens de Falco, Yoná Magalhães, Paulo Goulart, Isabel Ribeiro, Cleide Yáconis, Geórgia Gomide e Berta Zemel. Na história, Daniel (Rubens) reúne os seus amigos de formatura após 30 anos. Seu objetivo é desvendar os mistérios que culminaram com a morte de uma professora, e que ele saiu como o culpado. Hoje, ele é um homem culto e refinado, e as pessoas desconhecem o real motivo dessa reunião: vingança? Ensinar a todos como subir na vida? Um clima de mistério envolvia os capítulos que deu oportunidades de grandes papéis a todo elenco que ainda reunia: John Herbert, Altair Lima, Márcia Real e Laura Cardoso. A última grande novela da TV Tupi, que fecharia as portas no ano seguinte.

“Excesso de cálcio e suas complicações”

O cálcio é o mineral mais abundante do corpo humano, sendo essencial para a composição dos ossos e dentes e para um conjunto de reações químicas no interior das células de diversos órgãos, particularmente músculos e coração. Dietas ricas em cálcio (particularmente leite e derivados, peixes, verduras de folhas escuras) são fundamentais para o fornecimento diário deste elemento indispensável para a saúde humana, e muitas pessoas em processo de envelhecimento necessitam de suplementos medicamentosos ricos em cálcio para completar tais doses diárias. No entanto, o uso abusivo e indiscriminado de suplementos de cálcio também pode provocar danos em saúde. A hipercalcemia corresponde à elevação do nível de cálcio no sangue acima de níveis de 10,5mg/dl e embora geralmente ocorra por motivos hormonais decorrentes de problemas nas glândulas endócrinas (como a tireóide e paratireoides), por doenças e neoplasias, também podem ocorrer por efeitos colaterais de medicamentos. O uso excessivo de cálcio pode contribuir para um conjunto de problemas como: cálculos nos rins, calcificação da parede das artérias, aumento do risco de trombose, AVC, infarto e aumento da pressão arterial. O excesso de cálcio no organismo também pode contribuir para o aparecimento de alguns sintomas como: constipação intestinal, perda de apetite, náuseas e vômitos, fraqueza muscular, confusão mental, dor de cabeça e depressão. As necessidades diárias de cálcio giram em torno de 1000-1300mg/dia, (algo em torno de 2-3 refeições de leite), e as suplementações em comprimidos ou pó são adicionadas para se atingir tais metas, particularmente em idosos em processo de fragilidade, osteoporose, risco de quedas e sarcopenia. O uso de cálcio contínuo acima destes níveis pode contribuir para o aparecimento dos sintomas referidos, portanto, mostrando a necessidade de prescrição médica para o seu uso. 

Dica da Semana

Livro

“Extraordinárias mulheres que revolucionaram o Brasil”: 
Autores: Duda Porto de Souza, Aryane Carraro. Editora Seguinte. O livro é um extenso trabalho de pesquisa que mostra perfis de mulheres revolucionárias de diferentes origens e etnias que contribuíram para a formação do Brasil e que muitas vezes estão ausentes dos holofotes e livros de histórias: Dentre os relatos, a presença de Dandara que foi uma guerreira fundamental no Quilombo dos Palmares, Niède Guidon descobriu os registros rupestres mais antigos do nosso território, Indiana Siqueira é uma das mais importantes líderes da comunidade trans da atualidade, dentre vários outros perfis. 
 

Publicidade

Veja também