Grupo Buraco D’Oráculo chega a Prudente com vivência e espetáculos de rua

Ações vão acontecer nesta sexta e sábado, no Galpão da Lua e no bairro João Domingos Netto; tudo gratuito

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 07/11/2025
Horário 08:30
Foto: Cedida
“Pelas Ordens do Rei Que Pede Socorro”, uma intervenção teatral que utiliza a poesia como forma dramatúrgica, baseando na “cenopoesia”
“Pelas Ordens do Rei Que Pede Socorro”, uma intervenção teatral que utiliza a poesia como forma dramatúrgica, baseando na “cenopoesia”

Com o projeto “25 anos de (R)Existência na Rua”, o Grupo Buraco D’Oráculo já passou por nove cidades do Estado de São Paulo e desembarca nesta sexta-feira, em Prudente, com uma vivência e três espetáculos de rua, que serão apresentados no Galpão da Lua e na Praça do Wi-fi, no bairro João Domingos Netto. Tudo gratuito.

A “Vivência de Cenopoesia” utiliza a poesia como forma dramatúrgica, com base nos princípios da cenopoesia em que imagens, gestos, canções e palavras se misturam para completar um todo. O grupo leva à cena um recorte de poemas por meio de cenas fragmentadas, com a leveza poética e também de forma contundente tocando em temas do nosso cotidiano.

Espetáculos

O grupo vai apresentar três espetáculos de rua:

“O Encantamento de Rabeca” - conta histórias de transformação vivida por mulheres brincantes, que cantam, tocam, dançam, “botam” bonecos e máscaras, com intuito de revelar o protagonismo, a fragilidade, a força e a resistência dessas mulheres em terreno originalmente masculino. Partindo da pesquisa dos folguedos do universo da rabeca, onde se faz presente ritos e brincadeiras, como o cavalo-marinho da Zona da Mata de Pernambuco e o Fandango Caiçara presente no Litoral Sul Paulista. No palco vida e morte, passado e presente buscando um diálogo entre a tradição e a invenção, onde a invenção se transforma em tradição e a tradição dá as cartas para a próxima invenção.

“Pelas Ordens do Rei Que Pede Socorro” - é uma intervenção teatral que utiliza a poesia como forma dramatúrgica, baseando na “cenopoesia” em que tudo se mistura, com cenas que transitam entre o cômico e o dramático com leveza poética.

“KaoS.O.S. de Riso” - em um terreno baldio, três sonhadores - Resmelngo, Mãezinha d Kixadá e Tói-Tóin - disputam espaço para abrir um restaurante, um consultório e um circo. O que era caos vira causa comum: comida, saúde e alegria para todos. "KaoS.O.S de Riso" é uma comédia popular, crítica e cômica, com muita improvisação, interação e faz um convite ao público a rir, pensar e sonhar.

Buraco D' Oráculo

O projeto comemora 25 anos, mas o Buraco D`Oráculo já está com 27 anos de atividades. Nasceu em 1998, na Zona Leste de São Paulo, com o intuito de fazer um teatro que discutisse o homem urbano contemporâneo e seus problemas. Desta forma, e desde o início, optaram pelo teatro de rua, por acreditarem ser a maneira mais efetiva de compartilhar momentos de reflexão e afetividade por meio da arte com o público da capital paulista, cidade berço do Buraco.

O trabalho do grupo é calcado em três pontos fundamentais: a rua, como local fundamental para promover o encontro direto com o público; a cultura popular, como fonte inspiradora de criação; e o cômico, destacando-se a farsa e as relações com o denominado “realismo grotesco”.

Edson Paulo, integrante do grupo, ressalta que “não nos desviamos do nosso foco, e esse foi o ponto fundamental deste projeto feito por escolhas, escolhas necessárias à continuidade, nos revimos e nos revemos quantos vezes for necessário para continuarmos. Nossos espetáculos são protagonizados por tipos populares, pessoas comuns, afinal são a eles que se destinam nosso trabalho”.

PROGRAMAÇÃO
Sexta-feira (7)

18h - “Vivência de Cenopoesia” (Inscrições no local - 30 minutos antes)
20h - “O Encantamento da Rabeca” (indicação 14 anos)
Galpão da Lua - Rua Virgílio Tiezzi, 30 - Centro

Sábado (8)
11h - “Pelas Ordens do Rei Que Pede Socorro” (Atividade fará parte da programação da Feira da Reforma Agrária, Cultura e Economia Popular) - indicação 16 anos
Galpão da Lua

20h - “KaoS.O.S. de Riso” (indicação 12 anos)
Praça do WI-FI do Conjunto Habitacional João Domingos Netto (em caso de chuva, a apresentação será transferida para o Galpão da Lua)

SERVIÇO
Mais informações: https://www.instagram.com/buracodooraculo/ ou pelo telefone (11) 98152-4483

Cedidas

“Vivência de Cenopoesia”: grupo leva à cena um recorte de poemas por meio de cenas fragmentadas

  
Com muita improvisação e interação, “KaoS.O.S de Riso” faz um convite ao público a rir, pensar e sonhar


“O Encantamento da Rabeca” conta histórias de transformação vivida por mulheres brincantes

Publicidade

Veja também