“Guarda do Kapital” é o próximo lançamento do Mocambo Groove

Terceira faixa do álbum “Ziriguibaquefreveletrickdrum” estreia com curta-metragem; videoclipe estará disponível no canal da banda no YouTube a partir do dia 30

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 24/04/2021
Horário 08:00
Foto: Gasalucinação
Grupo já planeja o lançamento, ao longo do ano, das outras 13 faixas do disco
Grupo já planeja o lançamento, ao longo do ano, das outras 13 faixas do disco

Depois de estrear com "Pontal", canção inspirada no cotidiano interiorano das cidadezinhas do Pontal do Paranapanema; e de celebrar o carnaval pandêmico com um frevo inspirado na experiência do grupo no frenético carnaval recifense, a banda prudentina Mocambo Groove prepara agora o lançamento da terceira faixa do álbum "Ziriguibaquefreveletrickdrum", que tem sido compartilhado com o público assim, uma canção por vez, ao longo de 2021. 
O lançamento de "Guarda do Kapital" no canal da banda no YouTube será no dia 30 de abril, data a partir da qual a faixa deverá estar disponível também no Spotify e nas principais plataformas digitais. Assim como as outras duas canções já lançadas – “Pontal” e "Só girar" – “Guarda do Kapital” contará com videoclipe, produzido em parceria com o Estúdio Iala, de Presidente Prudente, que assina também a gravação, mixagem e masterização dessa e das demais músicas do álbum.
“Ziriguibaquefreveletrickdrum”, com nome difícil de pronunciar que remete à mistura de influências culturais da banda, reúne a produção autoral dos quase 11 anos de formação do Mocambo Groove e contará ao todo com 16 faixas. “Guarda do Kapital” é um contraponto ao otimismo das faixas anteriores, traz de forma mais incisiva a crítica social e aborda temas mais densos, como a violência policial, tortura e desmilitarização da polícia.

Produção do videoclipe

Com participação de apenas dois dos integrantes da banda - Rafael Costa (vocalista, compositor e guitarrista) e Rodolfo Charelli (sintetizadores, samplers e sintetizadores) - e o músico e ator convidado Bruno Gondzalo, as gravações do videoclipe de "Guarda do Kapital", realizadas em março deste ano, contaram com equipe de produção reduzida do Estúdio Iala e procuraram seguir todos os protocolos de segurança da pandemia de coronavírus. 
A maquiagem dos atores ficou por conta de Ágatha Damião. Com estética setentista, o curta-metragem se passa, ou pelo menos nos remete ao período da ditadura militar brasileira, quando a tortura se tornou prática institucionalizada nas corporações policiais.

Sobre o tema abordado

Rafael Costa, vocalista do Mocambo Groove e compositor da música que será lançada no dia 30, ao comentar o tema abordado na canção, explica que a “guarda do kapital” são os braços cruéis do Estado que vêm enforcando as populações pobres. “Ela atravessa séculos junto à humanidade e atua de acordo com os interesses dos mais ricos e do Estado conivente. Já defendeu faraós, imperadores, reis, senhores de engenho, escravocratas, para nos dias de hoje defender os interesses de presidentes, governadores, grandes empresários. A necropolítica institucionalizada vem ceifando vidas das populações periféricas todos os dias, com a premissa ilusória de combater o tráfico de drogas e a violência”, afirma.
Se nossas polícias são fruto de uma tradição de violências agregada à experiência recente da ditadura, como sintetizou o antropólogo Luiz Eduardo Soares, nos últimos tempos ela vem sendo chancelada pela própria democracia. Na mesma linha de pensamento, Rafael comenta que a crença de parcela da população em velhas ideias como ‘bandido bom é bandido morto’, fazendo ecoar um discurso muitas vezes reforçado pela mídia, “tem dado carta branca às ações despreparadas, violentas e seletivas da polícia”.

SAIBA MAIS
Depois de “Pontal”, “Só girar” e “Guarda do Kapital”, o grupo já planeja o lançamento, ao longo do ano, das outras 13 faixas do “Ziriguibaquefreveletrickdrum”. O show de lançamento do álbum, realizado com recursos da Lei Aldir Blanc, também está previsto, mas ainda sem data definida. Quem quiser conhecer melhor o trabalho, é só procurar pelo Mocambo Groove no Spotify e YouTube e acompanhar a banda nas redes sociais.

Divulgação

Cena do videoclipe com o ator convidado Bruno Gondzalo

Veja também