“Jurado Voluntário”: campanha  para ingressar no Tribunal do Júri de Prudente segue até esta sexta

  Inscrições podem ser realizadas online ou presencialmente, das 13h às 17h, no Fórum de Presidente Prudente; juíza Marcela Papa fala sobre importância da ação para angariar novos jurados

PRUDENTE - Da Reportagem Local

Data 15/09/2023
Horário 10:54
Foto: Caio Gervazoni
Juíza da Vara do Júri de Presidente Prudente, Marcela Papa, pontua que a campanha “Jurado Voluntário” é realizada pela 1ª vez na Comarca local 
Juíza da Vara do Júri de Presidente Prudente, Marcela Papa, pontua que a campanha “Jurado Voluntário” é realizada pela 1ª vez na Comarca local 

A Comarca de Presidente Prudente está recrutando voluntários para atuarem como jurados no Tribunal do Júri local. As inscrições da campanha “Jurado Voluntário” seguem esta sexta-feira, 15 de setembro, e podem ser realizadas online por meio de formulário ou presencialmente, das 13h às 17h, no Ofício do Júri e da Infância e da Juventude do Fórum, Avenida Coronel José Soares Marcondes, nº 2201, na Vila Euclides.

Para se inscrever, os interessados devem:
•    apresentar cópia de um documento de identidade com foto, 
•    comprovante de residência recente (emitido nos últimos 6 meses), 
•    certidão de antecedentes criminais e certidão de quitação eleitoral.

Os requisitos para ser um jurado voluntário incluem:
•    ser brasileiro (nato ou naturalizado);
•    maior de 18 anos, residente em Presidente Prudente; 
•    possuir boa conduta social e moral, não ter antecedentes criminais e estar com os direitos políticos em pleno vigor;

De acordo com a legislação, não podem se inscrever membros das Câmaras Municipais, prefeitos, servidores do Poder Judiciário, do Ministério Público e da Defensoria Pública, autoridades e servidores da polícia e da segurança pública (incluindo guardas municipais) e militares da ativa, bem como indivíduos sujeitos a suspeição, impedimento ou incompatibilidade conforme a lei.

Benefícios ao participar do Júri

É importante destacar que o serviço de jurado é prestado de forma gratuita. Aqueles que forem sorteados para compor o Conselho de Sentença desfrutarão de presunção de idoneidade moral, além de preferência, em igualdade de condições, em licitações públicas, provimentos em cargos públicos por concurso, promoções funcionais e remoções voluntárias. Também está proibido qualquer desconto no salário ou vencimento dos voluntários no dia em que comparecerem à Sessão do Júri, mesmo que não sejam selecionados para integrar o Conselho de Sentença.

“Jurado Voluntário"

Na segunda-feira, a reportagem de O Imparcial foi até o Fórum local e colheu mais informações sobre a campanha “Jurado Voluntário” junto à juíza da Vara do Júri de Presidente Prudente, Marcela Papa, responsável pelo fomento de novos voluntários neste ano. Pela primeira vez, o “Jurado Voluntário” é realizado no município.  “A gente achou interessante estar apresentando esta proposta aqui em Presidente Prudente”, inicia a juíza. 

Segundo Papa, a campanha serve para atrair pessoas que já tenham alguma vontade de ser jurado e não sabem que podem procurar a Justiça para se cadastrarem. “Estas listas são feitas com base nos cadastros, mas também com as pessoas interessadas. É bem importante que hajam pessoas que são voluntárias e já gostem de fazer parte de um júri e não só que elas sejam sorteadas naquela lista geral de eleitores do município”, explica. 

De acordo com a juíza, as listas de jurados são atualizadas e complementadas anualmente. Papa indica que no tribunal do Júri de Prudente são realizadas de uma a duas sessões por semana. “Então, é preciso muita gente para participar como jurado”, complementa juíza da Vara do Júri de Presidente Prudente, Marcela Papa.

Foto: Divulgação TJ-SP

Publicidade

Veja também