Álbum de fotografias

OPINIÃO - Raul Borges Guimarães

Data 21/01/2024
Horário 04:19

O último álbum de fotografias que eu montei fez aniversário de 10 anos. Folheando página por página daquele álbum, senti uma mistura de emoções, incluindo tristeza, amor e anseio. Essas palavras tentam capturar a ideia de falta e saudade, mas não capturam completamente a complexidade do que senti diante do meu último álbum de fotografias. Explico melhor.
Naquela época as minhas fotos eram produzidas com a máquina fotográfica Canon EOS3 que ainda guardo comigo, cujas imagens eram capturadas por meio de processos analógicos. Esses métodos analógicos requeriam cuidados especiais e habilidades técnicas, e o processo de captura e revelação de uma fotografia era mais demorado e envolvente do que os métodos digitais de hoje. Após capturar uma imagem, o filme era revelado em um processo químico para fixar a imagem. As ampliações ou cópias eram então feitas em papel fotográfico. Como era gostoso esperar o processo de revelação! Daí eu selecionava as melhores fotos para organizar os álbuns que hoje estão guardados na minha estante de livros. Hoje eu deixei de lado a minha Canon e produzo fotos pelo celular. Tenho 10.756 fotos digitais armazenadas nas nuvens! Quem se encarrega de selecionar e me mostrar alguma dessas fotos é o próprio aplicativo que armazena as fotos. Deve estar programado algum critério de busca, baseado em datas, lugares e pessoas.... 
Vocês já me conhecem e sabem que convivo com uma nostalgia dos tempos do mundo analógico, não é mesmo? Imagino que esse sentimento não chega a se transformar em melancolia porque preciso me sentar na frente do computador e escrever as minhas crônicas semanais (rsss). 
Bem, voltando para as minhas fotografias, estabeleci um projeto para o ano de 2024. Sinto a necessidade de selecionar algumas fotografias desse acervo digital gigante para imprimir e organizar novos álbuns. Talvez esse ritual dê mais sentido às imagens capturadas ao léu. É um sorriso caloroso de um ente querido (capturado acidentalmente, não aquele sorriso tipo redes sociais!), um abraço apertado em uma tarde de verão, uma cena banal qualquer. Enfim, aquelas fotos que, reunidas em um determinado álbum, representam uma espécie de portal de situações vividas que não conseguem expressão por meio de palavras. É preciso escolher o melhor enquadramento, considerar a manipulação da luz e a composição dos elementos visuais que juntos, contam as minhas histórias. Sim, pequenos detalhes, como aquele bolo assando na cozinha, as risadas compartilhadas em torno da mesa de jantar. Mãos à obra!

 


 

Publicidade

Veja também