Óleo derramado na Avenida Salim Farah Maluf provoca série de acidentes envolvendo motociclistas

Defesa Civil revela penalidades aos responsáveis por causar risco à segurança viária e alerta para menor estabilidade das motos em comparação a veículos de quatro rodas

PRUDENTE - MELLINA DOMINATO

Data 01/10/2024
Horário 14:48
Foto: Defesa Civil
Defesa Civil utilizou pó de serra na pista para diminuição riscos de acidentes imediatos
Defesa Civil utilizou pó de serra na pista para diminuição riscos de acidentes imediatos

Multa de R$ 293,47, retenção do veículo para regularização, além de sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) por cometer infração gravíssima. Essa são as penalidades para condutas que possam causar risco à segurança viária, de acordo com o artigo 231 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro). E este cenário, em que o responsável por um veículo permite o derramamento de substâncias, como óleo, combustível ou carga sobre a via pública, se enquadra uma situação ocorrida nesta segunda-feira, quando certa quantidade de óleo derramado sobre a pista sentido bairro/centro na Avenida Salim Farah Maluf, no cruzamento com a Avenida Ana Jacinta, provocou uma série de acidentes com motocicletas e deixou alguns ocupantes com ferimentos leves.

Equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil se mobilizaram para atender as ocorrências, no trecho de cerca de 200 metros atingido pelo derramamento de óleo. “Além da multa, no caso desta segunda-feira, tivemos pessoas feridas e danos materiais. Nesta situação, o responsável pode responder criminalmente e arcar com os custos de reparação”, alerta o coordenador regional da Defesa Civil, Renato Gouvea. 

Ele explica que as motos, por terem menor estabilidade em comparação a veículos de quatro rodas, são mais propensas a quedas quando passam sobre uma mancha de óleo. “Felizmente, as vítimas foram socorridas por unidades de resgate do Corpo de Bombeiros com ferimentos leves e as motocicletas sofreram algumas aviarias e permaneceram com a PM até a chegada de um parente ou amigo das vítimas”, relata. 

Para solucionar o problema, cita que uma guarnição da Defesa Civil utilizou pó de serra para absorver e criar uma camada que auxilia na diminuição do risco de acidentes imediatos. “Se você identificar uma situação de óleo na pista, entre em contato com o órgão de trânsito local para informar e ajudar a evitar acidentes”, recomenda.

Em Presidente Prudente, o telefone da Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública) é o (18) 3908-7011, do Corpo de Bombeiros é o 193, e da Polícia Militar, o 190.

Publicidade

Veja também