“Melhor caminho para prevenção é a comunicação”, diz psicóloga

Unimed Prudente promove neste mês a campanha Setembro Amarelo, que busca conscientizar sobre a importância que a vida tem e ajudar a prevenir o suicídio

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 11/09/2022
Horário 05:10
Foto: Cedida
Para a psicóloga, melhor maneira de se prevenir o suicídio é o falar, é a comunicação
Para a psicóloga, melhor maneira de se prevenir o suicídio é o falar, é a comunicação

Mais letal que doenças como o HIV, a malária ou câncer de mama, bem como de guerras e homicídios, o suicídio é hoje um importante problema de saúde pública, capaz de gerar impactos em toda a sociedade. Devido a esse potencial devastador, setembro é o mês escolhido para promover diversas ações de conscientização ao suicídio e a Unimed Presidente Prudente não poderia ficar de fora.

Entre as ações previstas para o mês, no dia 9 haverá a entrega de brindes em alusão à campanha para os colaboradores da cooperativa. Foram confeccionadas bolinhas antiestresse na cor amarela, com a finalidade de aliviar as tensões, o estresse e a ansiedade dos colaboradores.

Além da iniciativa, a psicóloga Gabrielli Felix Vieira cita algumas dicas para a prevenção ao suicídio. Segundo ela, a melhor maneira de se prevenir o suicídio é o falar, é a comunicação. “O sigilo, o silêncio, o medo de falar sobre, faz com que os números de suicídio cresçam. Por isso, vamos conversar, vamos falar e perguntar para as pessoas o que está acontecendo quando notarmos diferenças em seus comportamentos”, relata.

A profissional diz que a maioria das pessoas que está passando por um momento difícil só quer uma coisa: alívio. “Um diálogo, uma escuta, pode fazer toda a diferença. As pessoas que estão passando por esse momento não querem morrer, elas querem se sentir aliviadas. E uma conversa sincera pode abrir caminho para a reflexão, para o debate e o apoio”, cita.

NÃO JULGUE
Por outro lado, o que as pessoas nessa situação não precisam é de mais julgamentos, por isso campanhas como a Setembro Amarelo são tão importantes para gerar conscientização na população. “Não julgue, não diga para a pessoa o que ela tem que fazer. Apenas apoie, esteja próximo e realize uma escuta com acolhimento e menos julgamento”, reforça a psicóloga da Unimed Prudente.

PELA VIDA
A campanha Setembro Amarelo é promovida em todo o território nacional pela ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), em parceria com o CFM (Conselho Federal de Medicina). O mês foi escolhido, pois no dia 10 é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Neste ano, o lema da campanha é “A vida é a melhor escolha!”.

 

Foto: Cedida

 

Publicidade

Veja também