“Minha avó era muito forte, grandona, linda”

SINOMAR CALMONA

Neta de pioneira homenageada em livro de Benjamin Resende se emociona ao falar da avó

COLUNA - Sinomar

Data 26/08/2025
Horário 05:45
Professora Vera Goulart, neta dos pioneiros da cidade
Professora Vera Goulart, neta dos pioneiros da cidade

A história de Isabel Dias Silva de Goulart, a Dona Bela, uma das pioneiras de Presidente Prudente, ganhou um capítulo especial no livro "Raízes Prudentinas", de Benjamin Resende. A obra, lançada no último sábado, homenageou as 50 mulheres que deixaram sua marca na cidade. Em entrevista, a neta de Dona Bela, Vera Goulart, emocionou-se ao falar da avó.
"Ela foi minha avó. E eu me lembro que... ela cozinhava aqueles tachos enormes pra 200, 300 camaradas. Ela sofreu bastante aqui no início", relembrou Vera, contando sobre a chegada do casal à cidade. Casada com Francisco Goulart, um dos fundadores de Presidente Prudente, Dona Bela era "muito forte, grandona, sabe? Bonita, linda, linda, uma mulher lindíssima".
A neta destacou a importância de Dona Bela, que além de ter criado 19 filhos, era a responsável por cozinhar para os desbravadores que chegavam à nova cidade. "A Rua Bela é o nome dela", revelou Vera, explicando a homenagem feita à pioneira. Ela descreveu a convivência com a avó como uma "delícia", e relembrou as histórias que ela e o avô contavam sobre a chegada em Porto Seguro e os desafios da nova vida.
Para Vera Goulart, a publicação da história da avó em um livro "é tudo". Ela ressaltou que a avó, assim como o avô, "eram muito batalhadores. Não eram pessoas de desistir da vida". A neta de Dona Bela concluiu a entrevista emocionada, reforçando que aprendeu lições valiosas com a história de superação e força de seus avós, pioneiros de Presidente Prudente.

RAPIDINHAS
...
Bom dia: "Recria tua vida/ sempre, sempre./ Remove pedras e/ planta roseiras/ e faz doces./ Recomeça." (Cora Coralina)
...
Não raro, as páginas de empresas recebem, em suas caixas de mensagens, prints falando sobre o comportamento deste ou daquele funcionário.
...
Vivem atualmente no Japão 170 mil brasileiros. É a quinta maior colônia estrangeira naquele país, atrás apenas dos chineses, coreanos, filipinos e vietnamitas.
...
O Parque do Povo, espaço maravilhoso de Presidente Prudente, incentiva a população a praticar esportes e cuidar da saúde!
...
Estou escrevendo uma reportagem sobre historia da Shindo Remei aqui na região, esse tema sempre me fascinou.
...
Lar São Rafael pede a doação de gêneros alimentícios como óleo, feijão, café e farinha de trigo.
...
Doações para o Lar São Rafael devem ser entregues na Rua Joaquim Nabuco, 1.670.
...
Ponto final: Poucos pra ajudar, vários pra atrasar.

Publicidade

Veja também