“Mydhia” está disponível a partir de hoje na internet

Livro impresso, de autoria da escritora prudentina, Lêda Márcia Litholdo, será lançado no dia 17, em uma noite de autógrafos no Matarazzo

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 01/12/2021
Horário 08:00
Foto: Divulgação
Lêda: “Mydhia” propõe uma reflexão sobre os hábitos da sociedade moderna que escravizam as pessoas no seu cotidiano
Lêda: “Mydhia” propõe uma reflexão sobre os hábitos da sociedade moderna que escravizam as pessoas no seu cotidiano

A versão eletrônica do livro “Mydhia”, da escritora prudentina, Lêda Márcia Litholdo, já está disponível a partir de hoje para compra na internet. O livro impresso será lançado no dia 17 de dezembro, em uma noite de autógrafos a ser realizada no Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente.
A autora falou que o projeto é mais que o lançamento de um livro. “É a realização de um sonho de adolescente. Eu sempre quis ser escritora, para além de textos jornalísticos. Sonhava em escrever algo mais denso”, confessa.
O texto foi adaptado de uma peça de teatro que teve sucesso de público em Prudente. O espetáculo “Mydhia” foi encenado pela Cia dos Lobos 20 anos atrás, época em que não existiam redes sociais, e a internet ainda não tinha todo o alcance de hoje.
Apesar disso, o texto se mostra atual diante do contexto político e social que vivemos hoje no Brasil e no mundo. “Depois da apresentação, a peça ficou guardada uns três ou quatro anos. Um dia resolvi mexer. Tinha umas ideias que não eram adequadas ao teatro, por causa de cenário e outros fatores, e eu coloquei no livro. Então, foi escrito em duas partes: uma lá em 2002, e depois em 2007, quando fechei o livro”, diz Litholdo.
“Mydhia” propõe uma reflexão sobre os hábitos da sociedade moderna que escravizam as pessoas no seu cotidiano. De acordo com Litholdo, as ideias surgiram do momento acadêmico que ela estava vivendo. “Eu fazia mestrado e um texto que a professora levou para fazermos um seminário era do sociólogo Edgar Morin, o mesmo autor que eu ensinava na faculdade na disciplina de Teoria da Comunicação”, afirma.
Uma grande parte da obra foi uma construção baseada no conceito de Morin, que criou o termo “olimpianos” para determinar pessoas famosas que conseguem vender qualquer tipo de produto. Assim, Lêda Litholdo criou deuses como figuras de hábitos e comportamentos que escravizam as pessoas na sociedade atual. O livro tem a pretensão, segundo a autora, de fazer o leitor refletir sobre esses aspectos.
“Coloco algumas situações que os leitores terão de parar e pensar. Nesses meus 20 anos como professora, sempre defendi em sala de aula que as pessoas precisam ter mais leitura crítica, que precisam refletir mais. Acho que isso falta para o povo brasileiro. Mas não é para ser uma coisa chata, é para você ver uma situação de diversos ângulos. A visão unilateral é passível de manipulação. Desenvolver no leitor o olhar crítico na sua forma de analisar o mundo é a contribuição que eu pretendo deixar com ‘Mydhia’”, explica.
O livro vai mexer com as emoções dos leitores. Segundo a autora, “em alguns momentos do livro a pessoa vai sentir raiva, em outros vai achar graça. Tem um mix, ficou bem rico de emoções”, comemora.

Sinopse da obra

Antes do fim do século XXI, a humanidade já tinha esgotado quase todos os recursos naturais do planeta. Para salvar a espécie, decide-se formar um grupo com representantes das sociedades existentes na época. Essas pessoas devem viver em uma região inóspita e distante da Terra, sem recursos de tecnologia, como se estivessem na Idade Média.
Nesse contexto, uma criança indefesa e inofensiva passa a ser caçada de forma implacável, dividindo os habitantes daquela região entre os que a querem morta e os que a querem viva. Que risco, ou salvação, oferece essa criança? “Afinal, que risco oferece essa criança? É um final surpreendente, inesperado”, adianta Litholdo.

Mais sobre a autora

Lêda Márcia Litholdo é formada em Direito e Comunicação Social, habilitação em Jornalismo. Há 40 anos vem desenvolvendo trabalhos em diversos veículos, especialmente rádio, jornal e assessoria de imprensa. Leda Marcia possui pós-graduação em produção de texto e didática do ensino superior e também é mestre em Educação. Atua como professora universitária há 20 anos e hoje leciona nos cursos de Comunicação, Psicologia, Odontologia, Engenharia Civil e Arquitetura. Já escreveu peças para teatro e participou de publicações acadêmicas. “Mydhia” é o primeiro romance da autora.

SERVIÇO
O ebook “Mydhia” está disponível no site www.ledalitholdo.com, e nas redes sociais da autora
Instagram: @ledamarcialitholdo
O livro digital custa R$ 9,90 e será enviado por email imediatamente após a confirmação do pagamento.

Divulgação

Ebook custa R$ 9,90 e pode ser comprado no site www.ledalitholdo.com e nas redes sociais da autora

Publicidade

Veja também